A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Câmara Municipal de São Paulo, o Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (Genta) e o Grupo Corpo e Cultura promoveram nesta terça-feira uma palestra com o tema “Transtornos Alimentares e Obesidade”.
De acordo com a psicanalista Luciana Saddi, as pessoas estão “industrializando seus corpos”, e isso é um dos males que resultam em transtornos alimentares. “É como se o corpo não fizesse mais parte do homem. Ele serve para ser contemplado, como se pessoa o admirasse de longe, e como uma máquina, que pode ser modificada a qualquer momento”, disse.
A relação entre moda e corpo também foi abordada durante a palestra. Para a psicanalista Miriam Tawil, “as adolescentes se espelham nas modelos das passarelas e isso acaba gerando um conflito de identidade, o que deixa a autoestima baixa”.
Luciana ainda apontou “o bombardeamento de imagens de mulheres perfeitas como motivo para que outras pessoas acreditem que somente sendo assim é que se pode ser desejada e ter poder”.
A estudante de psicologia Gabriela dos Santos Ferraz, que veio à Câmara Municipal para assistir à palestra, comentou que não é raro encontrar pessoas com distúrbios alimentares hoje em dia. “Por isso vim aqui para entender um pouco mais sobre este assunto”.
(18/10/2011 – 17h12)