RenattodSousa
Estudantes de comunicação e interessados em jornalismo e técnicas de reportagem vieram neste sábado à Câmara Municipal para a seleção do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter 2013. Promovido pela Oboré em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o projeto chega à sua segunda edição, que terá como foco o novo Plano Diretor da cidade.
Além da prova de seleção, os universitários que estiveram no Palácio Anchieta participaram de uma confraternização, na qual o presidente da Câmara, vereador José Police Neto (PSD), foi homenageado com a escultura do Pequeno Jornaleiro, como a Oboré faz tradicionalmente com seus parceiros. Para Police Neto, a realização do curso para futuros jornalistas na Casa aponta que existe uma nova luz para produzir uma sociedade generosa.
Foi criado aqui um ambiente de absoluta tolerância, em que a sociedade mostrou ao poder público sua capacidade de educar. Essa é uma forma de exigir novas posturas, e eu continuarei a transportar o que me foi apontado aqui, disse o presidente da Câmara. Não cabe ao poder público contar a própria história, e sim àqueles que a interpretam, completou.
LIVROS
Durante a confraternização, o diretor da Oboré, Sérgio Gomes, recebeu em troca um livro contendo artigos de 38 especialistas sobre a cidade de São Paulo. O material é fruto de uma série de conferências sobre o município, e será entregue ao novo prefeito e aos vereadores da próxima legislatura.
Gomes aproveitou a ocasião para anunciar que os encontros da primeira edição do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, realizado na Câmara Municipal em 2012, também serão relatados em edição impressa. É um desejo antigo nosso, fazer a síntese dessas coletivas de imprensa do curso e das perguntas dos estudantes, detalhou.