Por iniciativa do vereador Ítalo Cardoso (PT), a Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quarta-feira (dia 22) a Sessão Solene do Orgulho LGBT. O evento, alusivo a XV Parada de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT) de São Paulo que será realizada no domingo (26) , contou com a presença de importantes lideranças na defesa da cidadania e dos direitos desta parcela da população.
Segundo o vereador Ítalo Cardoso (PT), é legítimo, justo e importante que esse evento ocorra na Câmara, na Casa do povo. A Câmara mais uma vez se faz presente nessa marcha pela democracia, que o movimento LGBT faz nessa cidade já há 15 anos. Este segmento, que paga impostos e tem uma vida constante na sociedade, não pode ser visto como cidadão de segunda classe, disse.
Segundo Ideraldo Luiz Beltrame, presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, essa sessão é um dos eventos mais importantes dentro dos eventos preparatórios da Parada. É muito importante mostrar que a Câmara, que é o Legislativo e normatiza a vida na cidade, respeita e reconhece nossas reivindicações. Costuma-se dizer que essa é a Casa do Povo, por isso nada mais legítimo que um movimento com a amplitude que tem a Parada de São Paulo esteja aqui representada, disse.
Mês do Orgulho LGBT
Em sua 15ª edição, o Mês do Orgulho LGBT de São Paulo tem como tema: Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!. A ideia desse tema é nos apoderarmos dessa construção religiosa e chamar a atenção de toda a sociedade para que cumpramos os princípios dos direitos humanos fundamentais . Amai-vos uns aos outros deve significar respeitar uns aos outros, disse Beltrame.
Segundo ele, a Parada deste domingo, seguindo o exemplo dos eventos dos anos anteriores, deve superar a casa dos 3 milhões de participantes.
Fizeram parte da mesa do evento, além dos vereadores Ítalo Cardoso (PT) e Jamil Murad (PCdoB), o presidente da Associação da Parada LGBT de São Paulo, Ideraldo Beltran; representante da Articulação Brasileira de Travestis e Transsexuais, Tatiane Araújo; representando a Associação Brasileira de Lésbicas, Irina Bacci; o Coordenador Nacional do Setorial LGBT do Partido dos Trabalhadores, Julian Rodrigues; Coordenador Municipal de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS), Franco Reinaudo; Coordenadora de Políticas para Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, Heloísa Helena Cidrin Gama Alves; Presidente do Conselho Nacional LGBT e secretario executivo da Secretaria Nacional de Direitos Humanos Ramais de Castro Silveira.
(22/06/2011 21h30)