A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (19/3) uma Solenidade de Outorga de Condecoração a personalidades eclesiásticas, civis, militares e guardas municipais que tenham contribuído em favor da paz. A homenagem foi realizada em comemoração aos 60 anos da Partida do 1° contingente do Batalhão Suez rumo ao Oriente Médio.
Proposta pela Abfip (Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz) e com apoio do vereador Claudinho de Souza (PSDB), o evento lembra da importância do reconhecimento e valorização das forças de segurança.
“Nosso objetivo é divulgar os valores da paz, justiça e reconhecer pessoas que tenham efetivamente trabalhado nesse sentido, tanto da sociedade civil como os nossos policiais, que são verdadeiros guerreiros e põem a vida em risco para manter a nossa sociedade”, afirma Walter Mello de Vargas, presidente da Abfip.
Segundo Vargas, cada medalha outorgada é uma oportunidade para contar pouco da trajetória da Instituição. “Eles merecem essa homenagem pela honra e coragem. E devemos relembrar os nossos, porque para que pudéssemos contar essas histórias, alguém deu a vida, suou e derramou sangue”.
A vereadora Janaína Lima (NOVO), uma das homenageadas da noite, se disse honrada com a medalha. “Desde que entrei na Câmara fui muito bem acolhida pelos nossos GCMs. Deixo as portas do meu gabinete abertas para a guarda e para todas as polícias para ajudar a construir uma sociedade mais segura”.
Além do presidente da Associação, compuseram a mesa os juízes Alberto Gentil de Almeida e Ricardo Pereira Junior, o comandante geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Carlos Alexandre Braga, o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Valdemir Guimarães Dias, e o delegado Akhenaton Augusto Nobre, além da vereadora Janaína Lima (NOVO) e do deputado estadual Coronel Telhada (PSDB).