pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara recebe ‘Virada da Saúde’ até sexta-feira

Por: EMANUEL BELMIRO - DA REDAÇÃO

9 de abril de 2018 - 15:35

Categorias

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo participa da ‘Virada da Saúde’. Funcionários e visitantes do Palácio Anchieta poderão fazer exames oftalmológicos gratuitos que serão realizados durante toda a semana (de 9 a 13/4), das 9h às 16h, no andar térreo da Câmara.

No período, o Instituto Suel realizará  testes de acuidade visual, tonometria de sopro (medição da pressão intraocular), e avaliação em lâmpada de fenda feita por médicos oftalmologistas, com o objetivo de identificar possíveis doenças oculares, entre elas o Glaucoma, que se não for diagnosticado com antecedência pode gerar cegueira.

A Virada da Saúde é fruto de uma Lei aprovada em 2014, de autoria do vereador Paulo Frange (PTB), que, como médico, percebeu que trabalhar com a prevenção de doenças é fundamental. “O principal objetivo da Virada da Saúde é justamente alertar a população sobre a importância de se fazer a prevenção. Até porque o diagnóstico precoce ajuda na qualidade de vida das pessoas. Na correria do dia a dia, muitos se esquecem de fazer exames de rotina e a Virada da Saúde é uma ótima oportunidade de trabalhar essa prevenção”.

A expectativa é de que sejam atendidas, somente na Câmara, cerca de 300 pessoas por dia até a próxima sexta-feira (13/4). Joelma Batista é auxiliar de serviços gerais na Câmara e quando viu que estavam sendo realizados exames oftalmológicos na Casa não perdeu tempo. Ela já usa óculos, mas há dois anos não fazia nenhum exame ocular. “Fiz alguns exames aqui e foram acusadas apenas algumas alterações na pressão do olho por causa de estresse, mas de resto deu tudo normal”, afirmou.

O Aílton Loiola, que trabalha como auxiliar de manutenção, estava de passagem pela Câmara e também aproveitou para fazer exames e saber como anda a saúde dos olhos. “Eu notei esses dias a minha visão um pouco estranha, aí quando eu vi que estavam fazendo exames oftalmológicos aqui, resolvi passar pra ver se está tudo certo comigo ou se vou precisar usar óculos”.

Moradora da zona leste da cidade, Maísa Alves soube do evento e trouxe os pais idosos para avaliação. “O meu pai já tem alguns problemas de visão e eu o trouxe para fazer alguns exames. Já a minha mãe aparentemente não tem problema nenhum, mas é bom prevenir”, disse ela.

Segundo oftalmologista do Instituto Suel, Anésio Ruiz Neto, que participa da Virada da Saúde na Câmara, a grande maioria das pessoas afastadas do trabalho pelo INSS fica incapacitada por causa de problemas oculares.

“Algumas doenças dos olhos, como o glaucoma, por exemplo, logo no início, não possuem sintomas tão perceptíveis e as pessoas só procuram um especialista quando a doença já está bastante avançada. Esta é uma boa oportunidade de prevenir esse tipo de problema. Muitas pessoas se esquecem de cuidar da saúde dos olhos, mas pelo menos uma vez por ano elas devem reservar um tempinho pra realizar exames oftalmológicos”, afirmou o médico.

A Virada terá suas atividades divididas em quatro áreas: médico-assistencial, bem-estar, cultura e educação. Até o próximo dia 15/4, além do Parque Ibirapuera, todas as regiões da cidade vão receber uma série de ações de conscientização e prevenção.

Serão oferecidos exames como testes de glicemia, hepatite, infecções sexualmente transmissíveis, vacinação, além de diversas atividades físicas e lúdicas. Essas atividades também vão acontecer nos hospitais da Autarquia Hospitalar Municipal e do Hospital do Servidor Público Municipal.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar