O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matui, e o presidente da Câmara Municipal, Masanori Nagata, estiveram na tarde desta sexta-feira (23/10) visitando o legislativo municipal com o objetivo de estreitar o laço entre as duas cidades e colocar São Paulo na esfera das cidades que semeam a cultura de paz.
“O Brasil é um país dentro da América do Sul que mais contribui para essa cultura de paz. Nesse sentido, acreditamos que quanto mais a árvore de Ginkgo Biloba crescer, maior será a paz”, disse Masanori Nagata, referindo-se à muda que plantou na praça Vladimir Herzog, atrás do Palácio Anchieta. A espécie foi a única que sobreviveu ao ataque atômicos de 1945.
Para o 1º Secretário da Câmara, o vereador Aurélio Nomura (PSDB), é uma visita importante, pois esse ano é comemorado os 70 anos da bomba atômica lançada sobre Hiroshima. “O prefeito e o presidente da Câmara de lá tem rodado o mundo divulgando a cultura da paz, o que é importante para os dias de hoje, quando a guerra vem crescendo em alguns lugares”, afirmou. O presidente do Legislativo, Antonio Donato (PT) completou dizendo que ao invés da cidade se revoltar com a bomba, a população passou a semear a paz.
Fizeram parte da comitiva japonesa o diretor da Secretaria da Câmara Municipal de Hiroshima, Tokuo Tomimoto, o diretor de Relações Internacionais, Hiroshi Tsumura e o presidente e vice-presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Yasuyuki Hirasaki e Yoshikazu Murakami.
Além do presidente Donato e do vereador Aurélio Nomura, estiveram presentes os vereadores Andrea Matarazzo (PSDB) e Ushitaro Kamia (PSD).