pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara reinaugura Praça Vladimir Herzog

Por: - DA REDAÇÃO

26 de outubro de 2015 - 22:21

Categorias

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Donato (PT), reinaugurou oficialmente na tarde desta segunda-feira (26/10), a Praça Vladimir Herzog, no entorno do prédio do Legislativo Paulistano. A cerimônia, aberta pela orquestra da GCM, contou com a participação de diversas autoridades, personagens que viveram o período da ditadura no Brasil e familiares de Herzog.

Na ocasião, foi reinaugurado também o mosaico de 6 metros criado por crianças do Projeto Âncora, que reproduz o quadro “25 de outubro”, de autoria do artista plástico Elifas Andreato.

“Essa é uma oportunidade para que nós entreguemos a primeira etapa do espaço de convivência e do painel 25 de Outubro, do Elifas Andreato, mas com compromisso — e nós já estamos trabalhando para isso — de colocar aqui a estátua do Vladimir até o ano que vem. Esse é o compromisso da Câmara”, afirmou Donato.

Donato também lembrou em seu discurso que foi plantada na praça uma muda de ‘ginkgo biloba’ que resistiu ao ataque nuclear em Hiroshima, presente dado pela delegação japonesa que visitou a Câmara na sexta passada.

“Foi plantada aqui e eu acho que era o melhor espaço que poderíamos encontrar para plantá-la. Uma muda que resistiu ao terror de Estado, de uma guerra, ao ataque às populações civis em massa, está plantada no memorial Vladimir Herzog, que é o símbolo da resistência e da luta pela liberdade contra o terrorismo de Estado no nosso país”, disse.

O jornalista Sérgio Gomes, da Oboré Projetos Especiais, afirmou que a praça inaugurada representa um encontro de gerações. “Da nossa geração, que batalhou contra a ditadura — e consideramos que nossa parte foi feita —, com a geração atual, que tem que garantir que isso não se perca. Não há possibilidade de democracia sem liberdade de expressão”, ratificou.

“O memorial em homenagem a Vladimir Herzog é um memorial à luta contra a ditadura e sobre a possibilidade da liberdade que a democracia nos trouxe. Em tempos de dificuldade com a democracia, muita gente tende a olhar para este período com olhar nostálgico e isso é um erro trágico”, pontuou o vereador Ricardo Yung (PPS).

Para Ari Friedenbach (PROS), a reinauguração do espaço vai contribuir também para melhoraria da segurança do local, que segundo o parlamentar, tem tido alguns casos de roubos.

“É um presente importante para a cidade, melhorar essa área aqui, que inclusive é perigosa, temos muitos problemas de assalto. Tornar esse lugar habitável, que as pessoas possam frequentar com certeza vai melhorar o entorno da Câmara”, disse.

Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Gilberto Natalini (PV) e Eliseu Gabriel (PSB). Além deles, o ex-deputado estadual Adriano Diogo e José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar