Marcelo Ximenes/CMSP
Um dos mais antigos e tradicionais eventos da comunidade japonesa, a entrega do Prêmio Paulista de Esportes, foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira, em solenidade de iniciativa do vereador Ushitaro Kamia (PSD).
O prêmio foi idealizado pelo extinto Jornal Paulista, que mais tarde se uniu ao Diário Nippak e que deu origem ao Jornal Nippak. Desde sua criação, já receberam o prêmio os principais atletas da comunidade nikkei, como o mesa-tenista Hugo Hoyama o maior recordista brasileiro em medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos (10), as judocas Vânia Ishii e Danieli Yuri, e o sumotori Cláudio Ikemori único brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais.
Na solenidade deste ano, 17 atletas foram homenageados. Outras três homenagens especiais foram concedidas a personalidades pelo seu destaque no trabalho e incentivo ao esporte na comunidade.
A ideia inicial da premiação era promover as modalidades que foram trazidas pelos imigrantes japoneses, como o caratê, o judô, o baseball, o softball, entre outras. É uma seleção dos melhores atletas, que se destacaram na comunidade nipo-brasileira. E já são 56 anos de tradição, segundo Raul M. Takaki, diretor-presidente do Jornal Nippak.
Segundo um dos homenageados, o praticante de gateball João Saito Neto, o prêmio é entregue todos os anos, mas sempre é uma data muito emocionante para a comunidade. Antes de entrar no gateball, eu praticava baseball. Eu treinava muito para ganhar títulos. No gateball eu já venho mais ajudando as pessoas que trabalhavam na minha época. Então esse prêmio neste momento é mais gratificante por isso, disse.
Já estamos no 56º evento. É muito importante o trabalho que o Jornal Nippak vem realizando junto à comunidade japonesa, incentivando cada vez mais o esporte e todas aquelas pessoas que treinam e praticam essas modalidades, disse o vereador Kamia.
(03/04/2012 – 21h)