pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara sedia exposição abstrata e figurativa

9 de agosto de 2010 - 01:17

Categorias

Juvenal Pereira
Exposição
Mãe e filha estão expondo no saguão da Câmara

 

A artista plástica figurativa Ana Teresa Miraglia Durú e a artista plástica abstrata Paula Miraglia Durú Armellini, mãe e filha, estão expondo seus trabalhos no saguão da Câmara Municipal de São Paulo até o dia 13 deste mês, das 8 às 17 horas. A iniciativa da mostra é do vereador Adilson Amadeu (PTB).    

Ao analisar as obras o professor e crítico de arte Antonio Santoro Junior comentou que um artista moderno brasileiro Cândido Portinari (1903 SP-1962 RJ) foi um dos temas de estudo da artista plástica Ana Teresa, quando começou a se dedicar a aprendizagem das artes, na Faculdade de Santa Marcelina, SP.
 
O tempo passou, Ana Teresa formou-se, tornou-se professora, casou-se e constituiu família. Dividiu sua tarefa de educar suas crianças, seis ao todo, com o trabalho profissional de professora de Artes e, em tempo vago, pintava telas, sua grande paixão.
 
Um de suas filhas, Paula, trouxe nas veias os “gens” da Arte e procurou também uma faculdade. Formou-se no Centro Universitário Belas Artes, SP, em Artes Visuais.
 
Em um dos seus trabalhos finais de curso, eis que Cândido Portinari torna-se também seu objeto de estudo, numa releitura a respeito da obra “Mulher junto ao pilão”.
 
Nesta releitura, Paula convida sua mãe para encenar a personagem do título em um vídeo.
 
“A releitura do quadro 'Mulher junto ao pilão', de Cândido Portinari, retrata a mulher que trabalhava no cafezal, um trabalho muito sofrido que pode ser visto nas mãos e nos pés da personagem. E por meio dela transportei esse sofrimento para os dias atuais. Apesar da moderna tecnologia, como máquinas de lavar, a mulher atual que trabalha fora realiza outro trabalho árduo dentro de sua casa. Isso está demonstrado no vídeo que elaborei, com a minha mãe servindo de personagem desse trabalho ao lado de uma tábua de passar roupa”, explica Paula.
 
Assim, mãe e filha participam de uma proposta visual ligada ao mesmo artista, uma criando o roteiro e dirigindo, outra atuando.
 
Na mostra no saguão da Câmara, o espectador poderá apreciar as proposta plásticas de ambas que variam entre figurações e abstrações, em que estarão presentes mãe filha, numa interação plástica e visual, por meio da arte.
 
 
Ana Teresa
Nasceu na capital de São Paulo em 20 de maio de 1934. Desde criança mostrou tendência artística. Aos 10 anos de idade começou desenho e pintura com a irmã Benedicta Idefeit. Professora de Desenho e Educação Artística com Licenciatura pela Escola Superior de Arte da Faculdade Santa Marcelino, concursada efetivada na E.E.P.G. Dom João Maria Ogno – OSB. Lecionou em várias escolas, ainda que lecionando sempre esteve pintando telas, participando de várias exposições. Teve como mestres Vicente Laroca, Diva Rey, Yole di Natali, Donizette e Soer Eugenie Villin, entre outros.
 
Paula
Como a mãe, desde criança demonstrou tendência artística. Recebeu “herança artística” da avó, mãe e tia que são arte-educadoras. Durante o período escolar se destacou na disciplina de Arte. Em 1995, cursou Publicidade e Propaganda na Faculdade São Judas Tadeu.
Em 1999, concluiu pós-graduação (Lato Sensu) em Artes Plásticas. Estou na Escola Panamericana de Arte, em 2000. Sete anos depois concluiu o curso de Licenciatura em Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
 
 
 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Exposição
Uma das pinturas abstratadas de Paula
Juvenal Pereira
Exposição
Um dos quadros figurativos de Ana Teresa

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar