RenattodSousa
A partir da esq.: embaixador da Coréia do Norte, Ri Hwa Gun, o tradutor oficial, o secretário de Relações Internacionais de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, e o vereador Jamil Murad |
Aconteceu nesta terça-feira (4), na Câmara Municipal de São Paulo, a abertura da exposição sobre atualidades e história da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), mais conhecida como Coreia do Norte. A exposição ficará no Palácio Anchieta até o próximo dia 7, e conta com livros, fotos e quadros sobre o país asiático. A ideia do evento partiu do vereador Jamil Murad (PCdoB) e faz parte das comemorações do 66º aniversário do Partido do Trabalho da Coreia.
São Paulo é a terceira maior cidade do mundo, e é nosso papel enquanto vereador contribuir para a aproximação da cidade com outros países. A Coreia do Norte é pouco conhecida aqui, nossas relações com eles são pequenas, disse Murad.
A exposição está no segundo andar do prédio da Câmara. Essa mostra ajuda a aprofundar o entendimento entre os dois povos. É uma oportunidade de aprender, reconhecer e conhecer a cultura da Coreia, disse Ri Hwa Gun, embaixador da RPDC no Brasil.
Murad disse ainda que essa aproximação é um primeiro passo para uma possível melhora no comércio bilateral entre o Brasil e a Coreia do Norte. Assim os dois lugares ficariam melhores, afirmou. As relações diplomáticas entre os dois países começaram em 2001. Conforme dados do Itamaraty de 2010, 3,3% das importações feitas pela Coreia são de produtos brasileiros. O intercâmbio comercial entre os dois países no ano passado foi da ordem de US$ 142 milhões
Também marcaram presença na abertura da exposição o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, e o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu.
(04/10/2011 20h27)