ROBERTO VIEIRA
ESPECIAL DE CIDADE TIRADENTES
Neste sábado (25/04), em Cidade Tiradentes, durante a sessão do projeto “Câmara no Seu Bairro”, que aproxima o legislativo da população, o presidente Donato (PT) e os demais vereadores e autoridades que compuseram a mesa foram surpreendidos com uma demanda que partiu de crianças da região, logo que foi aberta a tribuna popular.
Com apenas oito anos, João Lucas Garcia de Sousa, integrante do grêmio estudantil do CEU Inácio Monteiro, usou o microfone para representar seus colegas e pedir aos parlamentares que os ajudem a trazer melhorias para uma área de lazer, utilizada pelas crianças e que fica nas proximidades do equipamento educacional onde eles estudam.
“O escorredor está quebrado, os balanços também, além da quadra que está sem traves. Do jeito que está a gente tenta fazer alguma coisa no parque para se divertir”, disse o garoto, que também pediu que fosse dado um nome ao local e deu até uma sugestão. “Poderia se chamar Parque Barão, porque todas as ruas ao redor começam com esta palavra”, concluiu.
A professora de português de João, Marlete Pereira Santana, contou que os seus alunos já aprendem o quanto é importante se mobilizar para conquistar melhorias. “Quando soubemos do evento, nós conversamos com os alunos e pedimos para que eles conversassem entre eles e definissem uma prioridade, algo que precisa ser melhorado, para conversar com os vereadores”, explicou a docente.
“Nós ficamos muito felizes com a participação das crianças e nós sabemos que isso vai formar cidadãos mais conscientes com reivindicações absolutamente justas como aconteceu hoje aqui, no Campo Limpo e em São Mateus, onde havia também um grupo grande de alunos”, afirmou Donato.
Receita de sucesso
As manifestações das crianças, como a que ocorreu em Cidade Tiradentes, têm sido um diferencial nas sessões do “Câmara no Seu Bairro” e já deu resultado. Em Campo Limpo, um grupo de alunos pediu que fosse alterado o nome da escola na qual estudavam, de EMEF Campo Limpo I para EMEF Sócrates Brasileiro de Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, em homenagem ao ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira.
Os vereadores uniram força, aprovaram o Projeto de Lei (PL) que tramitava na Casa sobre o assunto e prefeito Fernando Haddad realizou a sanção no último dia 14. Os alunos, inclusive, estiveram na Câmara Municipal no dia em que o PL foi aprovado.
com certeza seria muito bom se a câmara Municipal do estado de são paulo desse mais a atenção as Entidades que lutam pelas as crianças carente em todos os sentidos e não só as Entidades patrocinada pelos os parlamentares,