pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

antonio soares do nascimento

gostei da divugacao da cidade tiradente foi muito inportate para cidade toninho agradecer a tv camara pelo ceu trabalho obrgado

Contribuições encerradas.

Líder comunitário destaca demandas da Cidade Tiradentes

24 de abril de 2015 - 17:34

 

JELDEAN SILVEIRA
DE CIDADE TIRADENTES

Cidade Tiradentes, subprefeitura da zona leste de São Paulo, possui o maior conjunto habitacional da América Latina. São mais de 240 mil habitantes entre as 40 mil unidades habitacionais da COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) e empreendimentos particulares.

Os apartamentos abrigam famílias, jovens, idosos e crianças que fazem da região uma das mais populosas da cidade de São Paulo, um cenário riquíssimo de histórias de superação e de lutas por moradia digna e mais qualidade de vida.

Entre essas histórias está a do enfermeiro aposentado Antonio Soares do Nascimento—- o Toninho — de 58 anos, morador da região há mais de 20 anos. Em busca da realização do sonho da casa própria ele trouxe a família, mulher e três filhos para morar em Cidade Tiradentes, assim que foi contemplado com um apartamento no programa habitacional da COHAB.  É atualmente integrante do Conselho Participativo Municipal de Cidade Tiradentes e diz ter visto o bairro crescer e se transformar.

“Antigamente eu não tinha a felicidade de dizer que morava na Cidade Tiradentes, eu mentia para as pessoas porque era discriminado. Tinha vergonha de falar que morava aqui, principalmente quando ia procurar emprego. Quando eu dizia para alguém onde eu morava as pessoas se espantavam, diziam: “Você é louco de morar naquele lugar? Lá não tem nada, é perigoso”.  Hoje eu tenho um orgulho imenso de morar aqui, o bairro cresceu muito e mudou muito. Quem mora aqui não quer mais sair”, conta Toninho.

CIDADE TIRADENTES-CAMARA NO SEU BAIRRO-17-04-2015-ANDRE BUENO-EDIT-72ABRE2

Toninho vai entregar o abaixo-assinado dos moradores no Câmara no Seu Bairro

Toninho participará da 7ª edição do programa Câmara no Seu Bairro, que acontece neste sábado dia (25/4), no CEU Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes. Ele pretende apresentar aos vereadores um abaixo-assinado dos moradores que querem a canalização de um córrego da região, para que seja construída uma via de ligação da Avenida José Higino Neves com a Pedreira Lageado Sá, aumentando as opções de vias de entrada e saída do bairro, o que, segundo Toninho, melhoraria muito o trânsito do lugar.

COMUNIDADE

dasdadasdasdasdas

No bar da região,Toninho encontra seus amigos e discute os problemas do bairro

Foram nas conversas de bar e nos encontros com times de futebol de várzea da região que Toninho passou a compartilhar com amigos os problemas que os moradores sofriam. Discutiam as possíveis melhorias e o que esperavam do futuro do bairro. Assim ficou conhecido e passou a dedicar seu dia a dia aos serviços comunitários, no auxilio ao atendimento a saúde, onde tinha experiência, em solicitações aos órgãos públicos para melhorias na região, como no transporte, saneamento básico e em atividades sociais.

“No começo realmente os jovens não tinham muitas opções de lazer e educação por aqui, mas ví o time de futebol que nós montamos tirar muitos jovens da rua e do crime. Os investimentos que o governo fez na nossa região, com mais escolas, praças, CEU’s (Centro Educacional Unificado) e transporte, também melhoraram muito a vida das pessoas por aqui”, afirmou o aposentado.

“Mas ainda faltam alguns pontos. Um dos maiores problema em Cidade Tiradentes é a saúde. Hoje temos apenas um hospital público para atender toda a população e com um pronto-socorro precário. Ver os moradores, meus amigos, precisando de atendimento me comove. Eu faço o que eu posso para ajudar. Às vezes temos que ir buscar ajuda em outros bairros, já levei mulher tendo bebê e pessoas doentes. Podem me ligar a qualquer hora do dia ou da noite que eu procuro atender”, disse.

A dedicação de Toninho fez com que ele se tornasse referencia para os moradores e fosse eleito um dos conselheiros participativos de Cidade Tiradentes, ocupação que trás muito orgulho para ele. “Eu faço tudo com muito orgulho de poder contribuir para o desenvolvimento do meu bairro.  Me motiva ver as pessoas vivendo bem, os espaços sendo melhorados para a população e eu podendo, enquanto tiver saúde, trabalhar para isso”, afirmou.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar