Neste sábado (20/03), o distrito de Pirituba vai sediar a terceira edição da “Câmara no Seu Bairro”, que será realizada no auditório do CEU Pera-Marmelo, no Jaraguá. Será uma oportunidade para munícipes e representantes sociais da região dialogarem de forma mais próxima com os parlamentares e apresentarem suas demandas e contribuições.
Issamu Takayama, 56, é morador de Parada de Taipas (divisa com Perus), há 35 anos e atua na área de construção civil. O empresário contou que o distrito ainda encontra muitas dificuldades, em especial no seu bairro, e aponta as demandas por transporte como sendo uma das mais importantes da região.
“A realidade de todos os bairros é que a população sempre chega antes da estrutura mínima, essa divergência causa muita precariedade que é corrigida ao longo dos anos. Por exemplo, para se chegar aos terminais de Pirituba, Cachoeirinha ou até a estação de trem, o deslocamento é muito ruim, ou seja, nós estamos ilhados”, disse.
Com relação a melhorias no acesso dos moradores de Pirituba, Takayama entende que a construção da ponte ligando o bairro à Lapa seria um grande avanço e deve sair do papel o quanto antes. “Hoje nossa única saída é a Ponte do Piqueri, temos que ter mais acessos porque no horário de pico o congestionamento é gigantesco”, acrescentou.
De acordo com a SP Obras, responsável pela execução do projeto, a licitação está em fase de preparação e será lançado em dois meses. O projeto indica que a ponte contará com corredores de ônibus e ciclovia.
Maria de Lurdes Batista, presidente da Associação de Mulheres de Pirituba, diz que vai comparecer a Câmara no Seu Bairro para pedir mais atenção nas questões ligadas à saúde. “Eu também sou conselheira de saúde e acho que podemos melhorar muitas coisas com relação a isso. Não precisa criar mais postos e sim melhorar o funcionamento dos que já existem”, relatou.
Associação Mulheres de Pirituba realiza trabalhos com a terceira idade há cerca de 30 anos. São pouco mais de 150 mulheres não remuneradas que dedicam um pouco do seu tempo para ajudar o próximo. “Precisamos de um centro de referência do idoso aqui na nossa região, pois não temos nenhum”, reivindicou.
Tanto Takayama quanto Lurdes garantiram que não perderão a chance de participar da sessão pública no CEU Pera-Marmelo. Ambos entendem que esta é mais uma oportunidade de participar ativamente do crescimento da região. “Vamos cobrar o que já foi reivindicado e dialogar com os vereadores sobre o nosso distrito. Certamente sairá de lá boas ideias”, afirmou o empresário.