Quem passou pelo saguão principal da Câmara Municipal de São Paulo, nesta quinta-feira (13/12), teve a oportunidade de realizar uma boa ação. Em parceria com a Fundação Pró-Sangue, do Hospital das Clínicas, o Legislativo paulistano promoveu uma campanha para a coleta de sangue.
“A pedido da Presidência da Casa, nós das secretarias de Recursos Humanos e de Saúde da Casa realizamos uma reunião com o Pró-Sangue e mostramos a nossa vontade de participar de uma campanha como esta”, disse Celso Gabriel, secretário de Recursos Humanos da Câmara Municipal.
Para participar da iniciativa, segundo os responsáveis pela campanha, era necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, além de estar descansado e alimentado. “Recomendamos que as pessoas se hidratem bem e se alimentem antes de doar, mas não há riscos”, disse a médica Bruna Fontes, do Pró-Sangue, que orientava os doadores. Segundo ela, um adulto possui em média cinco litros de sangue – e a coleta é de no máximo 450 mililitros, menos de 10% do total.
A adesão de muitos funcionários da Casa foi imediata, como no caso do assessor parlamentar Márcio Antonio Hervet. “Assim que me falaram da ação de hoje, já marquei um horário. Agora é só encher a bolsinha de sangue”, comentou animado.
Alguns cidadãos que passavam pelo Viaduto Jacareí, onde fica a Câmara, também decidiram colaborar. Foi o caso de Gislaine Guimarães, que é aluna frequente dos cursos oferecidos na Câmara. “Visualizei as pessoas doando, me informei e resolvi doar também”, contou Gislaine.
Para alguns a ação teve função pedagógica, como observa o diretor-executivo da TV Câmara, Joaquim Vidal. “Aqui, acima de tudo, é o exemplo, para as pessoas verem que é rápido, simples e seguro”, comentou Vidal.
Entre os vereadores que aderiram, a iniciativa também foi vista como uma forma de mobilizar outros parlamentos país afora. “Fica de exemplo para as Assembleias Legislativas e todas as Câmaras Municipais do país, para que façam dessa maneira também”, comentou o vereador Adilson Amadeu (PTB), que gostaria de ver a campanha repetida em outras ocasiões.