A Escola do Parlamento realizou, nessa terça feira (18/9), um debate sobre a campanha #IgualdadeTemVoto, uma plataforma que busca elencar propostas que combatam a desigualdade no Brasil e dar visibilidade ao tema nas eleições deste ano.
O projeto foi desenvolvido pelo grupo de formação política “Faz Diferença?”. Por meio de debates e consultas com especialistas, o coletivo elaborou propostas de políticas públicas divididas em cinco eixos: educação; saúde; segurança pública; fortalecimento da democracia; e sistema tributário, trabalho e renda.
“O nosso objetivo é criar uma agenda mínima na qual as pessoas possam identificar propostas que estejam presentes nos planos de governo dos candidatos. Nós acreditamos que a desigualdade é o maior problema do Brasil, então precisamos de políticas sérias para solucionar”, explicou Tamara Ilinsky, integrante do coletivo.
A plataforma #igualdadetemvoto também quer promover a participação social, realizar debates e garantir que esse tema seja uma prioridade na hora do voto.
“Essas propostas de combate à desigualdade podem ser adotadas por qualquer candidato. Além disso, as pessoas podem deixar comentários no site e divulgar nas redes sociais o que considerar mais importante. Queremos que as pessoas levem isso em conta na hora de escolher em quem votar”, esclareceu Ivan Mardegan, também integrante do grupo.
O diretor acadêmico da Escola do Parlamento, Mateus Novaes, disse que a instituição realizará outros debates sobre o assunto durante os próximos meses e que considera a discussão essencial durante as eleições.
“É um tema muito oportuno durante o ano eleitoral. Estendemos o convite a todos os vereadores da Casa, quem está com candidatura ou não. O objetivo era fazer um evento suprapartidário, dando visibilidade à questão da desigualdade e garantindo a manifestação de todos os participantes”, declarou.
Conheça a plataforma #igualdadetemvoto no site.