O início do ano representa para muitos o momento de iniciar planos e colocar metas no papel, o que pode ser um gatilho para transtornos mentais como ansiedade e depressão. Pensando nisso, a campanha Janeiro Branco tem como foco a saúde mental, um tema cada vez mais discutido em sociedade.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com depressão. Esta também é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. As mulheres são as mais afetadas.
A escolha da cor branca para representar a campanha veio pela ideia de que no mês de janeiro temos uma “folha ou em uma tela em branco”. “Todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida”, diz o texto de divulgação da campanha.
Embora sejam cada vez mais comuns, as doenças mentais ainda são vistas com preconceito no Brasil. Durante o Janeiro Branco, muitas atividades com o foco na conscientização serão realizadas. Palestras, oficinas, cursos, workshops, caminhadas e rodas de conversa serão promovidas preferencialmente em espaços abertos e meios online, por causa da pandemia de Covid-19.
Confira a programação da campanha no site oficial.