pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Campanha Maio Amarelo alerta sobre alto número de acidentes de trânsito

Por: DA REDAÇÃO

4 de maio de 2021 - 22:26

O Movimento Maio Amarelo foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 11 de maio de 2011, com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito, que a cada ano matam cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo. Foi nesta data que a organização lançou a Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011-2020).

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a segunda cor do farol, que significa atenção e advertência no trânsito. Apesar dos esforços globais em prol de mais saúde e segurança nas estradas, as estimativas preocupam. Dados da OMS apontam que, entre 2020 e 2030, deverão ocorrer até 500 milhões de mortes e lesões no trânsito.

Para tentar reverter este cenário, a organização lançou em fevereiro de 2020, em uma conferência ministerial global realizada na Suécia, a Declaração de Estocolmo sobre Segurança nas Estradas, cuja meta é a de reduzir pela metade óbitos e ferimentos no trânsito. Os acidentes são a principal causa de morte entre pessoas dos 5 aos 29 anos de idade.

A relação entre desenvolvimento e segurança aparece em outro dado também divulgado durante o evento. Os países em desenvolvimento, com infraestrutura viária precária, representam 90% das vítimas que se lesionam em acidentes. No documento final, os participantes reconhecem que a maioria das mortes e feridos no trânsito são evitáveis e continuam sendo um grande problema de desenvolvimento e saúde pública que tem amplas consequências sociais e econômicas que, se não forem abordadas, afetarão o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

A meta ambiciosa, definida em Estocolmo, foi endossada pela ONU em agosto do mesmo ano, com a resolução “Melhorando a segurança no trânsito global”, que marca a Segunda Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2021-2030). No documento, a organização faz um balanço nos avanços obtidos em alguns países na primeira Década e reconhece a necessidade de manter ações integradas de segurança no trânsito. A Segunda Década seguirá, ainda, buscando o cumprimento das 12 Metas Globais de Desempenho de Segurança no Trânsito.

O Maio Amarelo é, portanto, uma oportunidade para que Poder Público, empresas, associações e sociedade civil discutam e promovam ações coordenadas por um trânsito mais seguro.

A campanha em SP

Na cidade de São Paulo, a campanha Maio Amarelo entrou no calendário oficial da cidade após a sanção da Lei municipal nº 16.577, de 21 de novembro de 2016. Este ano, devido a pandemia da Covid-19, a programação de atividades na capital será prioritariamente digital.

Saiba mais sobre a campanha clicando aqui

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar