Para o representante da subprefeitura do Campo Limpo, Manoel Filho, e para o vereador José Pólice Neto (PSD), levar pequenas e médias empresas para os distritos de Capão Redondo, Campo Limpo e Vila Andrade pode ajudar a amenizar os problemas de trânsito local e a diminuir os gastos com o transporte. O assunto foi discutido durante a audiência pública da Comissão de Política Urbana, do Plano Diretor Estratégico, realizada no último sábado (30), no CEU Campo Limpo.
Nós temos que trazer a economia para a periferia. Não é uma questão de conforto, mas porque precisamos deixar a periferia economicamente mais forte. Sem falar que levando o emprego ao lado da casa das pessoas, diminuimos o deslocamento delas e consequentemente o trânsito, afirmou Pólice.
Presente também no evento, o vereador Reis (PT), que é morador da região, acredita que as pequenas e médias empresas poderiam ser instaladas em galpões que estão inutilizados. Temos somente três pontes para cruzar a Marginal que servem à região, sendo que uma delas só opera em um sentido. Incentivamos demais o deslocamento das pessoas e isso é muito ruim, complementou.
As maiores demandas daqui da região são a geração e oferta de emprego de forma articulada. E o PDE está pensando nisso de forma articulada com outras áreas como saúde, cultura, educação e transporte, complementou Fernando Túlio, representante da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano.
Vila Andrade
Josmar Pereira é representante da Associação Morumbi de Integração Social (Amis) e, durante a audiência pública, expôs as dificuldades que a organização vem enfrentando. A Amis realiza trabalhos sociais no distrito da Vila Andrade.
Precisamos aumentar a nossa área na rua Maria José da Conceição, mas o Plano Diretor está limitando isso. Essa região está no limite da ZN3 com uma ZEI. É necessário uma reclassificação de vias, disse.
Segundo Pólice, a questão levantada por Pereira é bem delicada e há até uma dificuldade em trazê-la para o PDE, pois as reivindicações estão atreladas também ao uso do solo. Porém, de acordo com o vereador, esse assunto está sendo bastante discutido por ele e por Nabil Bonduki (PT), relator do PDE.