pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Capital paulista detecta primeiro caso da BA.2, sublinhagem da Ômicron

Por: KAMILA MARINHO - HOME OFFICE

8 de fevereiro de 2022 - 18:05

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta segunda-feira (7/2) a primeira detecção da sublinhagem BA.2 da variante Ômicron na cidade.. O exame foi coletado em 28 de janeiro em um morador de Santo André, que utiliza os equipamentos de Saúde no município de São Paulo. De acordo com levantamento feito pela Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), o homem de 22 anos se imunizou com duas doses da vacina para Covid-19 e ainda não está apto a receber o reforço.

Assim que foi confirmado o exame, a secretaria enviou uma equipe da vigilância epidemiológica para obter mais informações do paciente e fazer as devidas orientações. O paciente relatou ter sentido sintomas leves e com resolução rápida, atendendo ao isolamento orientado, assim que iniciou os sintomas. Nenhum familiar adoeceu. Ele informa não ter viajado.

A sublinhagem BA.2 foi identificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 7 de dezembro e tem cerca de 40 mutações em relação à variante Ômicron BA.1. Cientistas destacam o alto potencial de infecção pelo vírus, que pode provocar distúrbios respiratórios graves.

A Prefeitura explica que desde abril de 2021 não interrompeu e sempre ampliou o monitoramento genômico na cidade. Essa detecção em especial foi por meio da parceria com o Instituto Butantan que recebe semanalmente um quantitativo de amostras positivas para sequenciamento genômico. Das amostras das últimas semanas epidemiológicas, 100% apontam ser da variante Ômicron.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta terça-feira (8/2) a capital paulista totaliza 40.462 vítimas da Covid-19 e 1.795.725 casos confirmados de infecções pela Covid-19.

Abaixo, segue o gráfico detalhado com os índices da pandemia na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

No sistema público de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, os dados mais recentes mostram que nesta terça-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 é de 71,1 %. Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 69,9%.

Em todo o Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 70,7 % e, em leitos de enfermaria, 63,8%. Os dados são da Secretaria de Estadual de Saúde.

Mais sobre o novo coronavírus 2

Os não vacinados contra a Covid-19 ou com esquema incompleto representam 82% das mortes pela doença no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade de referência para casos graves da doença em São Paulo O levantamento foi feito com dados de pessoas internadas nos últimos três meses. Das 17 mortes, 14 não tinham as três doses da vacina.

O estudo também indica que houve queda nas mortes com o avanço da vacinação no Estado. Uma redução de 85% dos óbitos por Covid-19 entre junho e dezembro de 2021.

Atuação do município 1

De acordo com o boletim Vacinômetro, da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 27 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Até esta terça, foram 27.129.060 aplicações. Estão contabilizadas 11.462.719 primeiras doses (109,7% de cobertura), 10.176.628 segundas doses e 336.139 doses únicas que representam 105,1% de cobertura, e 5.153.574 doses adicionais que totalizam 55,8% de cobertura.

Em adolescentes de 12 a 17 anos foram aplicadas, até o momento, 961.410 primeira dose, com cobertura vacinal de 113,9%. Também foram aplicadas 815.328 segundas doses neste público, com cobertura de 96,6%.

Além da vacinação para adultos e adolescentes, a capital iniciou no mês passado a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Até o momento, foram aplicadas 1.083.159 doses nessa parcela da população, o que representa uma cobertura vacinal de 65,6%.

Atuação do município 2

A ferramenta De Olho na Fila superou, nesta segunda-feira (7/2), os 45 milhões de acessos. Lançada em 15 de junho do ano passado, a funcionalidade tem por objetivo facilitar o acesso à vacina contra Covid-19.

O serviço on-line, criado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, mostra o movimento nos postos de vacinação em tempo real e oferece aos moradores da capital a listagem das UBSs, drive-thrus e mega postos.

Dessa forma, é possível fazer a busca por região e localizar o posto mais próximo, além de verificar quais vacinas estão disponíveis em cada unidade.

 

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar