pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Capital paulista ganha 15ª miniusina de oxigênio

Por: KAMILA MARINHO - HOME OFFICE

3 de junho de 2021 - 18:30

Nesta quinta-feira (3/6), uma nova miniusina de oxigênio foi entregue pela Secretaria Municipal de Saúde à capital. Com esta implantada no Hospital Dia da Rede Hora Certa Mooca, na zona leste, a cidade de São Paulo chega a 15 unidades geradoras entregues.

A miniusina inaugurada no Hospital Dia da Mooca é capaz de produzir 20 metros cúbicos por hora de oxigênio, sendo 480 metros cúbicos por dia. Com essa produção, consegue manter 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), produzindo 15 litros de oxigênio por minuto por paciente. Ela capta o oxigênio do ambiente natural, fazendo um processo de filtragem – que realiza a purificação – separando os gases nocivos e deixando somente o oxigênio puro (pureza em 93%).

Dez miniusinas já se encontram em funcionamento: nos hospitais municipais Capela do Socorro e Sorocabana, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jabaquara, no Pronto-Socorro da Lapa e nos hospitais dia M’Boi Mirim I e II, Flávio Gianotti, Tito Lopes, Campo Limpo e Cidade Ademar.

Mais sobre o novo coronavírus 1

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo está investigando um caso de mucormicose em paciente com histórico de Covid-19. O caso que está sendo acompanhado é de um homem jovem e sem comorbidades.

Conhecida como “Fungo Negro”, a mucormicose é uma infecção rara, provocada por um fungo, e tem acometido milhares de pacientes com coronavírus na Índia. Esse fungo é encontrado, principalmente, em lugares quentes e úmidos. A doença não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa a pessoa.

Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), a doença afeta principalmente pessoas que têm problemas de saúde ou tomam medicamentos que diminuem a capacidade do corpo de combater germes e doenças.

Secretarias dos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso e Manaus também tem casos registrados da doença ou casos suspeitos que estão sob monitoramento.

Mais sobre o novo coronavírus 2

Segundo boletim mais recente sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quinta-feira (3/6), a capital paulista contabilizava 30.916 vítimas da Covid-19.

Havia, ainda, 1.171.991 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia 1.447.776 pessoas haviam recebido alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde da região metropolitana de São Paulo, a atualização mais recente destaca que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19 é de 78,9%.

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social na cidade de São Paulo nesta quarta (2/6), foi de 39%.

Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Mais sobre o novo coronavírus 3

O Ministério da Saúde recebe nesta quinta (3/6), o último de três lotes, vindos de Miami, com 527 mil doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech.  Com o novo lote, mais de 5,8 milhões de doses terão sido entregues ao Ministério da Saúde pela farmacêutica desde o fim de abril. Dessas 3,5 milhões de doses de vacinas da Pfizer já foram distribuídas aos Estados brasileiros e ao Distrito Federal.

Dois contratos firmados entre o governo federal e a farmacêutica vão garantir 200 milhões de doses da vacina até o fim do ano. Segundo o Ministério da Saúde, nesta semana o Brasil atingiu a marca de mais de 100 milhões de doses de vacinas dos laboratórios contratados, distribuídas ao país pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Atuação do município 1

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, a partir desta sexta-feira (4/6), os postos de drive-thru da cidade e farmácias que estão realizando a vacinação contra a Covid-19 serão fechados temporariamente.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que têm o sistema de drive-thru continuam aplicando normalmente as vacinas, assim como os SAE (Serviços de Assistência Especializada) e os centros-escolas. Aos sábados, os grupos elegíveis podem procurar por uma das UBS/AMAs integradas para a imunização.

Com o encerramento temporário dos drive-thrus, as equipes de vacinação serão remanejadas para as unidades de vacinação do município e vão reforçar o atendimento em toda a rede da Secretaria Municipal da Saúde. Os postos volantes em drogarias também serão desativados até a próxima abertura de faixa etária.

A secretaria recomenda que os munícipes busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já.

A pasta também informa que até quarta-feira (2/6), o município de São Paulo já aplicou 5.062.047 doses, sendo 3.468.402 com a primeira e 1.593.645 com a segunda dose.

 

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar