A Secretaria Municipal da Saúde realiza nesta sexta-feira (1/3), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o “Dia D” de mobilização contra a dengue nas escolas municipais e CEUs (Centros Educacionais Unificados). O objetivo da ação, que acontece simultaneamente com a mobilização do governo estadual, é reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito aedes aegypti, com ações para conscientizar os alunos sobre a doença.
Neste dia 1º, as atividades do “Dia D” nas escolas incluem orientação às crianças e jovens sobre o fortalecimento das ações de combate ao mosquito nas residências. Haverá também debates em sala de aula sobre medidas preventivas e importância da eliminação de criadouros do aedes aegypti.
A iniciativa envolve ainda a distribuição de um milhão de folders informativos para os estudantes, apresentações de teatro, atividades lúdicas e orientativas, além da exposição dos equipamentos utilizados na nebulização de combate ao mosquito.
O evento contará com a participação dos secretários estaduais da Saúde, Educação, além de representantes da Defesa Civil, com reforço do Exército Brasileiro e o COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).
Ações continuam neste sábado
Na capital, as equipes da secretaria continuarão mobilizadas neste sábado (2/3), com ações de controle casa a casa para bloqueios de criadouros, pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito, orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos, como ferros-velhos, oficinas, borracharias, entre outros.
Vale lembrar que, desde janeiro, já foram realizadas 2.246.754 ações de prevenção ao mosquito em todas as regiões da capital.
Portal Dengue 100 Dúvidas
Recentemente, a Secretaria Estadual da Saúde lançou o portal Dengue 100 Dúvidas. A ferramenta oferece orientações e tira as principais dúvidas da população sobre a dengue, zika e chikungunya. São 100 perguntas mais frequentes nos buscadores da internet sobre as doenças. Acesse o portal clicando aqui.
Para combater a dengue, é necessário que todos façam o seu papel. O aedes aegypti, transmissor da doença, pode matar ou causar sérios danos à saúde. Por isso, é sempre importante manter fechadas tampas de ralos e vasos sanitários. É necessário também sempre deixar o quintal limpo, jogando fora tudo o que não é mais utilizado. Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa acumular água. Isso serve também para vasos de plantas. E não se esqueça de colocar garrafas vazias de cabeça para baixo.