pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Capital supera índices de grandes cidades do mundo na vacinação contra Covid-19 em crianças e adolescentes

Por: MARCO CALEJO - HOME OFFICE

18 de fevereiro de 2022 - 16:58

A campanha de vacinação em crianças e adolescentes da capital paulista atingiu marcas importantes em comparação com outras grandes cidades do mundo. Números da Prefeitura de São Paulo mostram que 90,4% do público de 5 a 17 anos de idade receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, registra 63,8%.

A gestão municipal também apresentou um recorte por faixa etária. De acordo com dados atualizados pela Prefeitura nesta semana, 71,8% das crianças de 5 a 11 anos estão imunizadas com a primeira dose, enquanto em Toronto, no Canadá, 55%.

Ainda em caráter comparativo com a cidade canadense, porém considerando a população de 12 a 17 anos, até a última quarta-feira (16/2) a capital paulista vacinou 114,4% dos adolescentes com a primeira dose e 97,6% com a segunda aplicação. Em Toronto, os números registrados na segunda-feira (14/2) apontaram 94% para a primeira dose e, 90% para a segunda injeção.

Estado de SP

Com o avanço da campanha vacinal da população com mais de 5 anos de idade em todo o Estado de São Paulo, que se aproxima dos 100% de vacinados com a primeira dose, a carteira de vacinação do aplicativo Poupatempo Digital se tornou o serviço mais procurado na ferramenta.

Segundo o governo estadual, o comprovante digital recebeu mais de 15 milhões de acessos, sendo 3,2 milhões só no primeiro mês deste ano. O app está disponível nos sistemas Android e iOS, com versões em inglês e português. A administração do Estado reforça que a carteira de vacinação digital tem a mesma validade legal que o certificado entregue no momento da aplicação da vacina. Além disso, ela também pode ser apresentada em viagens internacionais e em locais onde o documento é exigido.

Mais sobre o novo coronavírus 1

O primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil foi aprovado na quinta-feira (17/2) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O produto, o Novel Coronavirus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de produtos Médicos-Hospitalares e Odontológico Ltda, foi aprovado para uso com amostra de swab nasal não profunda. O resultado fica pronto em 15 minutos.

Entre as análises feitas para aprovar o autoteste, a agência levou em consideração a usabilidade e os riscos, a fim de garantir segurança às pessoas. O pedido do registro foi avaliado em 16 dias e, além de passar pelos critérios técnicos da Anvisa, o produto também foi submetido ao crivo do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), conforme prevê o Plano Nacional de Expansão da Testagem do Ministério da Saúde.

O registro do autoteste foi publicado no Diário Oficial da União de ontem, por meio da Resolução 533/2022. A Anvisa esclarece que a disponibilidade do produto no mercado depende da empresa responsável pelo registro.

Mais sobre o novo coronavírus 2

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta sexta-feira (18/2) a capital paulista totaliza 41.070 vítimas da Covid-19 e 1.841.970 confirmados de infecções pela Covid-19.

Abaixo, segue o gráfico detalhado com os índices da pandemia na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

No sistema público de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 é de 58,8%. Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 53,7%.

Em todo o Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 60,8% e, em leitos de enfermaria, 49,9%. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Mais sobre o coronavírus 3

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou o Boletim InfoGripe, na quinta-feira (17/2), para atualizar o cenário da Covid-19 no Brasil. Segundo a Fundação, os casos notificados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) apresentaram sinal de queda de longo prazo, considerando as últimas seis semanas, bem como na análise feita de curto prazo, que consiste no estudo realizado no decorrer das últimas três semanas.

De acordo com a Fiocruz, os números foram analisados entre os dias 6 e 12 de fevereiro, da Semana Epidemiológica 6, com base nos dados contemplados no SivepGripe até 14 de fevereiro. O Boletim detalha casos por faixas etárias, observa sinais de crescimento e de queda nos Estados e no Distrito Federal, e analisa a situação de todas as capitais brasileiras.

 

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta sexta-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavirus

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar