Em 2017, o número de blocos que desfilarão pelas ruas da capital paulista representa um aumento de 62% em comparação com o ano anterior. A Prefeitura de São Paulo recebeu a inscrição de 495 blocos, sendo as regiões da Sé (163) e de Pinheiros (111) com os maiores índices.
Com 189 blocos a mais, a festa deste ano acontece oficialmente entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março. A Prefeitura de São Paulo é responsável por realizar o cadastramento dos blocos e organizar a oferta da infraestrutura de apoio aos cidadãos durante a celebração, como a limpeza pública, banheiros químicos, sinalização, fechamento de vias e a programação cultural nos palcos para auxiliar na dispersão.
As prefeituras regionais têm trabalhado em diálogo com os organizadores. Entre as mudanças previstas na região de Pinheiros, por exemplo, está o horário dos desfiles: o último horário de saída será às 15h e o horário final de dispersão às 20h. Cada bloco também terá um tempo limite, incluindo concentração e dispersão, de cinco horas corridas.
Além disso, junto com a Guarda Civil Metropolitana, com a Polícia Militar e a CET, a Prefeitura Regional definiu áreas restritas em que não serão autorizados desfiles, apenas em casos excepcionais a fim de garantir a segurança e a estrutura necessária.
Além dos espaços restritos, foram definidas/expandidas outras áreas para o percurso atendendo aos pedidos dos blocos. Foram criados trajetos na Bela Vista, na Barra Funda-Santa Cecília, expansão da República até o Arouche e da Bela Vista até o Bixiga. Também foi revisto um trecho na Santa Ifigênia para garantir a segurança dos foliões e comerciantes.