Fique atento, porque o feriado de Carnaval vai mudar o horário de funcionamento dos serviços municipais. Algumas unidades de saúde na capital, por exemplo, estarão com funcionamento alterado em função do ponto facultativo na cidade. A medida vale até o meio-dia da quarta-feira de cinzas (14/2). Confira abaixo e programe-se.
Domingão Tarifa Zero
No domingo, toda a população terá, à disposição, ônibus gratuitos do “Domingão Tarifa Zero” para prestigiar os desfiles das escolas de samba e os blocos de rua espalhados pelas regiões da cidade.
A SPTrans vai ativar duas linhas de ônibus especiais e de vans do Atende+ saindo das estações Tietê e Barra Funda do Metrô para facilitar o deslocamento do público que vai assistir aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi. Quem ainda não tem o Bilhete Único ou não quiser levar o cartão, terá o acesso liberado pelo motorista ou cobrador.
Rodízio municipal de veículos
No caso de rodízio municipal de veículos, a Prefeitura suspendeu para carros entre segunda e quarta-feira, mas continuam vigentes as seguintes restrições já existentes: rodízio de veículos pesados (caminhões) e ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões).
O que abrirá na saúde?
Estarão abertos equipamentos como AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais), AMAS/UBSs (Unidades Básicas de Saúde) integradas, inclusive para vacinação, além dos hospitais municipais e prontos-socorros municipais. Na quarta-feira, as UBSs também voltam a abrir normalmente a partir das 12h.
Subprefeituras
Já as Subprefeituras só voltam a funcionar na quarta-feira de cinzas, a partir do meio-dia.
Esportes e Lazer
O feriado de Carnaval deste ano cai na próxima terça-feira, mas há festividades previstas a partir deste sábado. Sendo assim, os centros esportivos municipais vão funcionar das 6h às 18h entre o sábado e a terça. Porém, as secretarias das unidades estarão em regime de plantão. Na quarta-feira de cinzas, os centros voltam a abrir das 6h às 22h.
Biblioteca Mário de Andrade e CEUs
A Biblioteca Mário de Andrade ficará fechada durante os 4 dias de folia e abre novamente na quarta-feira, a partir do meio-dia. No caso da Fundação Teatro Municipal/Praça Das Artes, a programação está disponível no site theatromunicipal.org.br.
Os equipamentos e espaços para atividades culturais, esportivas e de lazer dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) funcionarão no Carnaval, das 8h às 18h. Neste link, é possível consultar a programação especial para os dias de folia.
Parques da cidade
Três parques da cidade estarão com alguns portões fechados em determinados dias e horários, por causa dos desfiles de blocos no Carnaval. Os demais estarão abertos normalmente durante toda a folia.
– Parque do Povo – Portões 2 (Av. Cidade Jardim) e 3 (Rua Brigadeiro Haroldo Veloso) estarão fechados nos dias 3, 4, 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro devido à passagem de blocos de Carnaval.
– Parque Independência – Portão 1 (Rua Xavier de Almeida) estará fechado no dia 4/02, a partir das 12h, devido à passagem de bloco de Carnaval. Portões 13, 14 e 15 (acessos ao Jardim Francês/Rua dos Patriotas) estarão fechados nos dias 10 e 13 de fevereiro devido à passagem de blocos de Carnaval;
– Parque Augusta – Portões 2 e 3 (Rua Augusta) estarão fechados a partir das 12h nos dias 3, 10, 11, 12, 13 e 17 de fevereiro devido à passagem de blocos de Carnaval.
Para saber sobre os horários de cada unidade, clique aqui. A DFS (Divisão da Fauna Silvestre) terá seus serviços mantidos no CeMaCAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres), recebendo animais entre 8h e 12h. Já o plantão telefônico será das 8h às 17h, pelo WhatsApp 95220-0219. A unidade da DFS no Parque Ibirapuera estará fechada.
Avenida Paulista e Minhocão
Neste domingo, o “Programa Ruas Abertas” não funcionará. Portanto, as avenidas Paulista e Liberdade estarão abertas para circulação de veículos. Já o Minhocão estará fechado para carros no sábado e no domingo, das 7h às 21h45.
Sacolões e mercados municipais
Pontos turísticos de São Paulo, os sacolões e mercados municipais da cidade também terão esquema especial de funcionamento durante o Carnaval. Entre os locais abertos estão os Sacolões Pinheiros e Freguesia do Ó. Estarão fechados os Mercados Municipais da Penha, de Guaianases, entre outros.
Ecopontos
Estarão abertos no sábado, segunda e quarta-feira, das 6h às 18h. No domingo e terça-feira, o funcionamento será das 6h às 22h.
CATE, redes de coworking e mais
Os serviços do CATE (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), as redes de coworkings Teia e os postos da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) não prestarão atendimento na segunda e terça-feira. O funcionamento será retomado na quarta-feira, a partir do meio-dia.
A unidade Teia Cachoeira permanecerá fechada do sábado até terça-feira, voltando a operar ao meio-dia da quarta-feira. Já as unidades Teia Centro, Taipas, Perus e Lapa só voltam a abrir as portas na quinta-feira.
Assistência Social
Confira os serviços que estarão abertos na segunda e terça-feira:
SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), Centros de Acolhida, Central de Vagas e Emergência, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI (Instituto de Longa Permanência para Idosos), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.
Estarão fechados na segunda e terça-feira de Carnaval:
SAS (Supervisão de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centros POP, NPJ (Núcleo de Proteção Jurídica), CCA (Centro para Crianças e Adolescentes), CJ (Centro para a Juventude), CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos), NCI (Núcleo de Convivência para Idosos), NAISPD (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência), CDI (Centro Dia para Idosos), CRECI (Centro de Referência do Idoso), Circo Escola, SASF (Serviço de Assistência Social à Família), CCInter (Centro de Convivência Intergeracional), CDCM (Centro de Defesa e Convivência da Mulher), SPVV (Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), MSE-MA (Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto), Restaurante-Escola e as sedes da Família Acolhedora.
Na quarta-feira abrirão em horário normal:
SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), Centros de Acolhida, Central de Vagas e Emergência, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI (Instituto de Longa Permanência para Idosos), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa; CCA (Centro para Crianças e Adolescentes); CJ (Centro para a Juventude); CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos), NCI (Núcleo de Convivência para Idosos), NAISPD (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência), CDI (Centro Dia para Idosos), CRECI (Centro de Referência do Idoso), Circo Escola, SASF (Serviço de Assistência Social à Família), CCInter (Centro de Convivência Intergeracional), CDCM (Centro de Defesa e Convivência da Mulher), SPVV (Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), MSE-MA (Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto), Restaurante-Escola e as sedes da Família Acolhedora.
Estarão abertos a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas:
Gabinete da Secretaria; SAS (Supervisão de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centros POP, NPJ (Núcleo de Proteção Jurídica).
Direitos Humanos
O funcionamento desses serviços também sofrerá mudanças de horários na próxima semana por conta do Carnaval. Veja o que estará aberto durante a folia:
Centro de Referência da Criança e do Adolescente; Estação Vidas no Centro; Estação Cidadania; Casa da Mulher Brasileira e o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da população em Situação de Rua.
Já os equipamentos fechados serão: Polo Cultural da Terceira Idade e o Posto Avançado; Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial; Ouvidoria de Direitos Humanos; Serviços de Inclusão Social e Produtiva (Recifram e Reviravolta); Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes; Centros de Referência e Cidadania da Mulher; Centros de Referência da Mulher e Postos de Apoio à Mulher (Metrô e Sacomã).
Inovação e Tecnologia
Durante o Carnaval, não haverá expediente nas instalações da rede Fab Lab Livre SP e Descomplica SP, voltando a funcionar na quarta-feira, após o meio-dia. O Telecentro ficará fechado na segunda e terça-feira, com retorno do funcionamento na quarta-feira. Já a Central de Atendimento SP156 funcionará normalmente durante todo o Carnaval.
Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
O atendimento ao público prestado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento estará suspenso na segunda e terça-feira. A retomada acontecerá na quarta-feira, a partir do meio-dia.
(*) Notícia atualizada em 10/2, às 10h56
Gostaria de saber se terça feira vai funcionar a feira livre?