A Jornada Parlamentar Momento Itália Brasil, realizada nesta sexta-feira na Câmara Municipal de São Paulo, foi encerrada com o anúncio da criação de um Grupo de Cooperação Parlamentar que terá o objetivo de desenvolver as relações legislativas entre os dois países.
De acordo com uma carta elaborada por ocasião do encontro desta sexta-feira denominada “Carta São Paulo, pela aproximação parlamentar ítalo-brasileira” , o Grupo de Cooperação Parlamentar assume três compromissos. O primeiro é o de articular a integração dos dois países “e dar perenidade às interlocuções e decisões tomadas pelo grupo”.
O segundo é “incentivar, promover e coordenar todos os projetos de intercâmbio e de ‘gemellaggio’ entre os diversos níveis administrativos dos dois países, para fomentar e fortalecer os laços de amizade e irmandade entre Itália e Brasil”.
Por fim, foi assumido o compromisso de “propiciar um trabalho comum na apresentação de projetos de leis municipais, estaduais e federais visando a valorização da história e o resgate da memória das migrações”. “Isto com a finalidade de lutar contra as tentações xenofóbicas presentes no mundo de hoje, favorecendo a cultura de integração e da convivência entre povos e culturas diversas”, finaliza o documento.
(11/5/2012 – 17h35)