Por iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR), em parceria com a diretoria da Casa Ilha da Madeira, foi realizado no domingo (05/07), ato solene em comemoração aos 40 anos de fundação da entidade. Na ocasião, também foi comemorado o Dia das comunidades Madeirenses e o Dia da Ilha da Madeira. A cerimônia de abertura contou com a apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo sob a regência dos maestros Jose Carlos Milanêz e Davi Bastos dos Santos, executando o Hino da Ilha da Madeira, o Hino do Republica de Portugal e o Hino Nacional Brasileiro, entre outras preciosidades da música popular brasileira
Um grupo de patrícios imigrantes portugueses da Ilha da Madeira queria criar em São Paulo um ponto de encontro para madeirenses, descendentes e amigos. Assim surgiu a Casa da Ilha da Madeira em julho/1969, para reunir compatriotas, trocar ideias, experiências, promover festas e eventos valorizando a cultura e o folclore madeirense.
Fizeram parte da mesa de honra o vereador Toninho Paiva, o presidente da Casa da Ilha da Madeira, José Manoel Dias Bettencourt; o presidente em exercício do conselho deliberativo, Paulo Porto Fernandes; o secretário do Partido Socialista de Portugal, Jorge Rosmaninho; o delegado do 6º Distrito Policial DECAP, João Lopes da Silva Neto; o delegado do 38º Distrito Policial de São Paulo Márcio Ivan Oliveira; o jornalista e radialista e diretor de comunicação da Casa da Ilha da Madeira há 40 anos, Martins Araújo; e o diretor presidente do Hospital Vasco da Gama Nelson Ferreira da Silva.
Após a execução dos hinos e da composição da mesa vários madeirenses e descendentes lusitanos receberam diplomas pelos relevantes serviços prestados a comunidade portuguesa: Tolentina de F. Gonçalves Carbalho, Maria Natividade da Silva, Sidônio César Gomes, Adriano de Gouveia, José Pedro Baptista Gonçalves, Abel Rodrigues Spinola, Humberto Gregório Martins, Carlos Ferreira e o Manoel Canto Neto. Foi entregue também, a medalha José Gonçalves Zarco descobridor da Ilha da Madeira em 1419, ao Davi Augusto da Fonte grande colaborador da Casa.
Em seguida foi realizada a entrega das honrarias: o vereador Toninho Paiva recebeu do presidente José Manoel Dias Betencourt, representando toda diretoria e seus associados, placa em agradecimento aos relevantes serviços prestados.
De acordo com Bettencourt, o vereador, descendente luso-brasileiro, “não mede esforços para trabalhar em prol de todos os madeirenses”. Toninho Paiva agradeceu a todos os madeirenses a homenagem recebida, reiterando todo seu empenho de trabalhar na Câmara Municipal São Paulo em benefício de toda comunidade portuguesa.
Finalizando a solenidade foi descerrada a placa comemorativa ofertada pelo vereador alusiva aos 40 anos da Casa Ilha da Madeira.
Na seqüência apresentou-se o grupo folclórico Infanto-Juvenil e, após, foi cantado o tradicional parabéns com o corte do bolo.
A Casa
Um grupo de imigrantes portugueses da Ilha da Madeira queria criar em São Paulo um ponto de encontro para madeirense, descendentes e amigos. Assim, em julho de 1969, surgiu à Casa da Ilha da Madeira com o objetivo de reunir compatriotas, trocar idéias, experiências, promover festas e eventos valorizando a cultura e o folclore madeirense.
|