pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

CCJ aprova parecer favorável à ampliação de contratos do “Jovem SUS”

Por: RAFAEL ITALIANI - DA REDAÇÃO

30 de agosto de 2017 - 15:57

André Bueno/CMSP

Reunião da CCJ aprova parecer favorável ao Projeto que amplia o Programa Jovem SUS

Sob os aplausos de um grupo de trabalhadores do “Jovem SUS”, os vereadores da CJJ (Comissão de Constituição e Justiça) deu parecer favorável nesta quarta-feira (30/8) ao Projeto de Lei 538/2017 que amplia por mais dois anos o programa. O texto é de autoria suprapartidária e feito em conjunto por PSDB, PSC, PT, PDE, PR, PSD e PSOL, legendas que participam da Comissão de Saúde da Casa.

A aprovação do parecer ao PL foi feita depois de um pedido de inversão de pauta da vereadora Soninha (PPS), já que a continuidade dele, segundo a parlamentar, defende o “serviço público”. Hoje, são pouco mais de 400 jovens no programa. Eles fazem serviço social e dão orientações dentro de unidades de saúde da Prefeitura.

Dados divulgados pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde revelam que no semestre anterior à implementação do programa, que teve início em agosto de 2015, a Ouvidoria recebeu 3.572 reclamações relacionadas ao funcionamento e atendimento das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) que têm jovens do programa. No seis meses posteriores as queixas caíram para 2.506.

O projeto é feito para jovens em situação de vulnerabilidade social e voltado para o atendimento de pessoas com poucas informações sobre saúde. As orientações são diversas e vão desde qual especialista procurar como a forma correta de escovar os dentes e combater DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Parte desses jovens beneficiários acabam se especializando em saúde pública e tornam-se auxiliares de enfermagem do sistema municipal de saúde.  Soninha elogiou o programa e a continuidade dele. “O que estamos aprovando aqui não é um benefício só deles, mas do programa de um modo geral. Para que o prazo possa ser de dois anos”, disse. Agora, o texto vai à Plenário.

O vereador Mario Covas Neto (PSDB), presidente da CCJ, também elogiou a continuidade do “Jovem SUS” e elogiou o texto feito em conjunto por governo e oposição. “Projetos aprovados pelo coletivo têm mais força e mostram que se consegue chegar a um entendimento comum entre vários partidos”, afirmou o tucano.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar