pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

CCJ aprova legalidade de proposta que cria 1035 cargos na Educação Infantil

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

6 de dezembro de 2023 - 16:30

Proposta segue para primeira votação em Sessão Plenária

Antes de seguir para primeira discussão e votação no Plenário da Câmara, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) aprovou, nesta quarta-feira (6/12), a legalidade da proposta sobre a criação de 1035  cargos no quadro de profissionais da Educação Infantil da cidade de São Paulo. O PL (Projeto de Lei) 712/2023, de autoria do Executivo, dispõe sobre vagas para Professor de Educação Infantil da Classe dos Docentes, da carreira do Magistério Municipal e do QPE (Quadro dos Profissionais de Educação).

Para a vereadora Sandra Santana (PSDB), presidente do colegiado, os novos cargos vão beneficiar às escolas e aos alunos da rede municipal de ensino. “É um projeto importante enviado pelo prefeito Ricardo Nunes que vai beneficiar os profissionais da Educação municipal, e com as novas contratações os estudantes também serão beneficiados e atendidos com mais qualidade”, observou a presidente da CCJ.

Quem também falou sobre a importância do projeto foi o vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL). “Atualmente existe uma grande rotatividade de profissionais na Educação e isso impacta diretamente na qualidade do ensino, pois não é possível se fazer um planejamento a longo prazo. Com os novos cargos, a situação vai ficar bem mais tranquila”, comentou o vereador.

Poda de árvores

Entre os projetos com pareceres aprovados de autoria dos vereadores, o PL 470/2023 de autoria do vereador Isac Félix (PL) também recebeu o aval do colegiado. A proposta dispõe sobre a poda de árvores pelas empresas concessionárias de energia elétrica na capital. Segundo a matéria, a poda deverá ser feita no prazo máximo de dois meses, a partir do pedido feito pela Subprefeitura ou órgão competente.

“O presente projeto tem o intuito de estabelecer o prazo de 60 dias para esta execução, com a finalidade de evitar que a situação se estenda e que acidentes mais graves possam ocorrer com a falta de poda”, completa Félix na justificativa do PL.

Plano para o período de chuvas

O vereador Alessandro Guedes (PT) é autor de outra proposta que teve o parecer pela legalidade aprovado durante a reunião. O PL 640/2023 dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo municipal adotar as medidas preventivas, além  de informar a população sobre o Plano de Ação para o período de chuvas e combate às enchentes na cidade de São Paulo.

“Para dar conta dos desafios de informar o cidadão antecipadamente das enchentes, inundações e alagamentos para os próximos anos, precisamos de soluções estruturais, criativas, adequada destinação orçamentária e destravar os recursos em Fundos financiadores possíveis de serem captados e utilizados”, explica Guedes na justificativa do projeto.

Transparência no Conpresp

Outro destaque entre os itens aprovados é o PL 545/2022 de autoria da vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO), que dispõe sobre a apresentação de relatórios trimestrais sobre o andamento de processos pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). A parlamentar observa na justificativa do projeto a necessidade de transparência na prestação de informações.

“Diante da multiplicidade de processos de tombamento em curso, faz-se necessário um acompanhamento mais eficiente das atividades desenvolvidas pelo Conselho por parte das autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo”.

Informações sobre desapropriações

O vereador Marcelo Messias (MDB) apresentou um requerimento solicitando esclarecimentos à Casa Civil do município sobre as DUPs (Declarações de Utilidade Pública) para fins de desapropriação. Messias pede informações sobre o número total de DUPs emitidas desde o ano de 2021, a localização geográfica das áreas abrangidas e também o valor estimado em avaliação para cada uma das áreas mencionadas nas declarações.

Clique aqui e confira a pauta completa da CCJ. Participaram da reunião desta quarta-feira, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, as vereadoras Sandra Santana (PSDB) e Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO) e os vereadores  Alessandro Guedes (PT)Eliseu Gabriel (PSB),  Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS)Marcelo Messias (MDB), Milton Ferreira (PODE)Professor Toninho Vespoli (PSOL) Thammy Miranda (PL).

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar