pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

CCJ aprova parecer de legalidade de PL que proíbe sacolas plásticas na capital

Por: KAMILA MARINHO - HOME OFFICE

24 de novembro de 2021 - 15:25

CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) aprovou em reunião na tarde desta quarta-feira (24/11) o parecer de legalidade do PL (Projeto de Lei) 760/2021, de autoria do vereador Xexéu Trípoli (PSDB), que proíbe a distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do município de São Paulo. A relatoria foi do vereador Thammy Miranda (PL).

O autor justifica que “27 países já promulgaram legislação que proíbe produtos específicos, como pratos, copos, canudos e embalagens. 27 nações instituíram impostos sobre a fabricação e produção de sacolas plásticas, enquanto 30 cobram taxas dos consumidores por sacolas, em nível nacional”.

Prêmio Inezita Barroso

O colegiado também aprovou a legalidade do PR (Projeto de Resolução) 33/2017 que cria o Prêmio Inezita Barroso no município de São Paulo. De acordo com o autor do PR, vereador Jair Tatto (PT), “o Prêmio Inezita Barros virá, por certo, incentivar os jovens fazedores de música caipira de raiz, os que constroem com as próprias mãos os instrumentos, grupos populares que emolduram as festas e folguedos populares de nossa cidade a continuarem em sua estrada registrando e mantendo vivas as tradições da Cultura popular na capital”. A relatoria foi do vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC).

Hospital Veterinário

O colegiado também aprovou o parecer pela legalidade do PL 269/2021 que autoriza o Executivo a instituir o Hospital Público Veterinário no Distrito de Brasilândia para atendimentos de animais da região. O autor é o vereador Jair Tatto (PT) e a relatoria de Gilberto Nascimento Jr (PSC).

Frente Parlamentar

De autoria dos vereadores Alessandro Guedes (PT) e Antonio Donato (PT), o PR 43/2021 que dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal de São Paulo, da Frente Parlamentar em Defesa da implantação definitiva do campus da Unifesp Zona Leste também teve o parecer favorável aprovado durante a reunião.

Audiência Pública

Os parlamentares aprovaram o requerimento do vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC) que solicita a realização de Audiência Pública para o PL 659/2021 do Executivo, que “dispõe sobre a criação de cargos de Professor de Educação Infantil, do Quadro do Magistério Municipal, do Quadro dos Profissionais de Educação para ampliar o debate sobre o assunto de ampla relevância para a coletividade, convidando-se para tanto, representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Nascimento também solicitou em outro requerimento a realização de Audiência Pública com o objetivo de ampliar o debate jurídico sobre a importância do Acolhimento Familiar, convidando representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e da Vara da Infância e Juventude.

A reunião desta quarta-feira foi conduzida pela presidente da CCJ, vereadora Sandra Tadeu(DEM), e contou com a participação dos vereadores Alessandro Guedes (PT)Faria de Sá (PP)João Jorge (PSDB)Rubinho Nunes (PSL)Sansão Pereira (REPUBLICANOS) e Thammy Miranda (PL).

Para assistir à íntegra do debate, clique aqui.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar