FELIPE BROSCO
DA TV CÂMARA
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprovou o requerimento do vereador Reis (PT) que pede esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre o Programa Corujão da Saúde.
O prefeito de São Paulo, João Doria, anunciou nesta segunda-feira (3) ter zerado, em 83 dias, a fila de espera por exames herdada da gestão passada. Mas nem todos os 485 mil pacientes que formavam a fila foram atendidos.
Segundo a prefeitura, 342 mil procedimentos foram realizados desde 10 de janeiro, 70% da fila. Os 143 mil pacientes restantes saíram da espera porque não precisavam mais do atendimento ou porque estavam aguardando pelo procedimento há mais de seis meses e, por isso, foram encaminhados para uma reavaliação médica. Considerando a demanda por exames de 2017, 88 mil novos pacientes estão na lista de espera e , segundo o prefeito, eles serão atendidos em até 60 dias.
O vereador Reis (PT) disse que não ficou satisfeito com as explicações e apresentou um requerimento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pedindo mais detalhes sobre os números apresentados pelo Executivo.
“Eles falam, nós atendemos tanto… zeramos a fila, mas se sabe que tem muita gente na fila, porque a fila não é da gestão anterior nem da gestão atual, a fila é da cidade”, disse o vereador. “Mais de 70% [dos exames] foram feitos pela própria rede de saúde da prefeitura, não foi feito à noite [pelo Corujão]. Queremos desmistificar toda essa história em torno dos exames.”
Com certeza deve ter zerado, pois acabaram nos postos de saúde atendimentos médicos que eram realizados por médicos de outras especialidades, pois agora só existem nos postos de saúde clinico geral, outras especialidades o povo que necessitar tem que pagar, foi o que aconteceu com minha esposa que precisava de de um ortopedista e um hematologista e a resposta que obtive tanto dos médicos quanto dos atendentes foi a que eu só conseguiria se fosse em uma clinica particular, assim é facil zerar qualquer tipo de exames como o nosso prefeito esta dizendo por ai, nos meios de comunicação, TV e rádio.