Em reunião nesta quarta-feira (8/6), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) aprovou a realização de uma Audiência Pública para debater a concessão do terminal do Aeroporto de Congonhas em um leilão autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), marcado para o dia 18 de agosto. O requerimento é de autoria da vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO).
Na pauta, o colegiado também aprovou o parecer pela legalidade do PL (Projeto de Lei) 325/2022, de autoria do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo), que trata da recomposição salarial dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Tribunal, referente à data base de 2022.
Confira outros destaques na reportagem de Kamila Marinho para a Rede Câmara SP:
Avião 75 decibéis x Motos 118 decibéis!!! Associações Preocupadas com Congonhas?
Uma aeronave de última geração Airbus A320-NEO (Azul e Latam) ou Boeing B737-MAX (Gol) transportando 180 passageiros produz um ruído máximo de 75 decibéis (dB), mesmo assim, a ANAC, Agência Nacional de Aviação, concluiu em 31/01/2021 sua consulta pública com o tema “Redução de Ruído nos Aeroportos e Entorno”, visando estender o controle e redução de poluição sonora sobre todas as aeronaves, helicópteros e categoria de aeroportos, tanto internacionais, nacionais, regionais, privados e entornos. Acredito que novos slots em Congonhas devem ser alocados somente as aeronaves que atendam o Anexo 14 da ICAO sobre emissão de gases e ruídos. – A Prefeitura precisa rever o bairro Vila Congonhas e considerar mudar seu zoneamento e assim permitir a construção de edifícios para acomodar novos hotéis, flats e escritórios que serão decorrentes do desenvolvimento do aeroporto.
Segundo a medição oficial da CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, uma única moto com a prática de retirada do escapamento com o objetivo de produzir mais ruído e barulho, produz a incrível marca de 118 decibéis (dB).
Os milhares de motos barulhentas rodando 24 horas por dia na cidade de São Paulo atingiu um nível insuportável ao convívio humano. Caminhamos para a surdez coletiva provocada grandemente por essas motos. São os verdadeiros “Transformers”, apenas transformam combustível em ruído.
É urgente e necessário o apoio da cidade de São Paulo a regulamentação via Senatran para a fabricação e instalação de RADARES SONOROS de fiscalização como nas principais cidades da Europa, em conjunto ou não, com os radares de velocidade e radares inteligentes, esses de grande valia para a segurança pública.
Saudações,