pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Celular será usado para pagar Zona Azul

26 de maio de 2009 - 05:36

Categorias

Juvenal Pereira
Comissão Zona Azul
Celso Buendia, da CET, disse que sistema será modernizado

 

A  Comissão de Estudos que busca melhorias para o sistema de Zona Azul ouviu o gerente de estacionamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Celso Buendia, sobre as modernizações no método de cobrança. Na reunião desta terça-feira (26/05) Buendia disse que já está em fase de testes na cidade um modelo de cobrança de Zona Azul através de aparelhos celulares.

“Testamos três tecnologias: um é o terminal eletrônico, com ponto de venda onde o carro é regularizado sem folha de papel; outro é a vaga demarcada com um número, em que o usuário faz uma ligação de qualquer telefone para validar essa numeração; e, por fim, através de celular, onde o usuário compra um ‘cartão raspadinha’, similar ao dos celulares pré-pagos, digita o número serial, e o veículo cadastrado naquele aparelho fica validado”, explicou Buendia.

O gerente da CET explicou que o método de fiscalização também será modernizado. “Teremos um data center com o cadastro das placas dos usuários, o ‘marrozinho’ poderá acessar em seu palmtop essa placa e assim verificar a situação do veículo”, disse. 

Buendia falou que a cidade dispõe de 33 mil vagas de Zona Azul e que a rotatividade é de dez veículos por vaga diariamente, gerando um faturamento bruto de R$ 40 milhões anuais. De acordo com ele, algumas das novas tecnologias já estão em testes na Praça Charles Muller, nas vagas do aeroporto de Congonhas e no Largo do Arouche; os novos sistemas só entrarão em vigor a partir do próximo ano. “Tecnologias não são implementadas em curto espaço de tempo. Por mais que tenhamos começado a testar em 2006, vamos ter de esperar até o final desse ano para colocar em prática alguma delas”, ressaltou Buendia.

 

Os antigos talões não deixarão de existir, porém, a expectativa é que com as novas opções, o uso seja menos frequente. “Assim como os bancos ainda possuem os talões de cheque, a Zona Azul também continuará com o seu sistema de talões, porém, os usuários, assim como os da rede bancária, terão outras opções. Com o advento do cartão e da internet, hoje em dia o uso de folhas de cheque dos bancos diminuiu muito, por exemplo”, ressaltou o presidente da Comissão de Estudos, Celso Jatene (PTB).

 

A reunião também teve a presença do conselheiro e corregedor do TCM, Edson Simões, que concordou com os vereadores que o sistema, existente desde 1974, “está obsoleto”. Os vereadores Chico Macena (PT) e Ricardo Teixeira (PSDB) foram indicados para relator e vice-presidente, respectivamente.

 

Participaram do encontro os vereadores Goulart (PMDB), Souza Santos (PSDB), Quito Formiga (PR), Toninho Paiva (PR), Chico Macena, Ricardo Teixeira e Celso Jatene, presidente.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Comissão de Estudos da Zona Azul
Comissão de Estudos da Zona Azul
Juvenal Pereira
Comissão de Estudos da Zona Azul
Celso Buendia, da CET

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar