A Comissão de Política Urbana quer informações sobre a administração dos cemitérios particulares da cidade. Em São Paulo, são 18 cemitérios nessa condição, que são mantidos por associações religiosas, algo que é permitido por Lei desde 1951.
Diante do plano da Prefeitura de conceder os 22 cemitérios públicos à iniciativa privada, a Comissão de Política Urbana aprovou um requerimento para que a secretaria municipal de Serviços e Obras envie cópias de atas e contratos sociais de cada um dos cemitérios particulares.
O vereador Paulo Frange (PTB), autor do requerimento, acredita que essas associações podem ter interesse em participar do processo de concessão, e é preciso garantir que elas estejam aptas para isso.
“Estamos fazendo uma concessão do serviço funerário da cidade, desde sepultamento até velório. O que nós temos de ter certeza é que as entidades que vão assumir estão absolutamente dentro do rigor que a Lei exige para ser sem fins lucrativos. O que mais tem no Brasil hoje são entidades sem fins lucrativos que não aguentam uma única fiscalização”, disse ele.