RenattodSousa |
Informação foi repassada pelo superintendente do Serviço Funério da capital, Celso Jorge Caldeira (ao lado do vereador Eliseu Gabriel) |
Cemitérios públicos terão mais segurança em 2011
Atendendo a requerimento do vereador Francisco Chagas (PT), o superintendente do Serviço Funerário de São Paulo, Celso Jorge Caldeira, compareceu à reunião da Comissão de Administração Pública nesta quarta-feira (17/10) para esclarecer atos de vandalismo, roubos, e falta de segurança no Cemitério do Araçá.
De acordo com Chagas no local estão ocorrendo furtos de portões de bronze, de vasos raros e atos de vandalismo. Celso Caldeira admitiu os problemas e disse que o poder público fará maiores investimentos no próximo ano.
Isso é um problema antigo. Os maiores problemas são nos cemitérios tradicionais. Hoje contamos com apenas 21 guardas cemiteriais e 11 agentes. A Guarda Civil Metropolitana nos auxilia mais ainda é muito pouco. Em 2011 serão instaladas câmeras de monitoramento remoto e poderemos contratar policiais em folga para trazer segurança 24 horas, disse Caldeira.
Os parlamentares ainda questionaram a limpeza realizada nos 22 cemitérios públicos do município. Nossa previsão é aumentar em 30% o serviço de limpeza, enfatizou o superintendente. Os vereadores se comprometeram a analisar o orçamento destinado para o serviço no próximo ano e verificar a possibilidade de aumento de repasse.
Estes locais são ricos em artes e devem ser preservados. Na Argentina, por exemplo, o cemitério do bairro da Recoleta é ponto turístico, comentou o vereador Eliseu Gabriel (PSB), presidente da Comissão.
Participaram da reunião os vereadores Carlos Apolinário (DEM), Ricardo Teixeira (PSDB), Penna (PV), Adolfo Quintas (PSDB), José Américo (PT), Francisco Chagas (PT) e Eliseu Gabriel (PSB).