pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Contribuições encerradas.

Centenário do samba homenageia escolas de São Paulo

Por: - DA REDAÇÃO

28 de junho de 2016 - 22:10

Categorias

2016-06-28-SS 100 anos do Samba8833-abre

Sessão solene homenageou 42 escolas de samba da Capital
Foto: André Bueno / CMSP

Em comemoração aos 100 anos do Samba, 42 escolas de samba de cidade foram homenageadas em uma sessão solene realizada nesta terça-feira (28/6), no Plenário da Câmara Municipal. As homenagens, de iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR), também fazem parte das comemorações dos 25 anos do Sambódromo e 30 anos da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

No ano de 1916, registrava-se oficialmente o primeiro samba da história da Música Popular Brasileira, graças a Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido como Donga, autor de ‘Pelo telefone’. “O samba tem uma trajetória muito bonita e estamos batalhando para que cada vez mais nossa cultura maior, que é o nosso samba, a nossa história e nossa raiz africana, continue sempre viva no coração dos nossos brasileiros”, ressaltou o sambista Leandro Alves Martins, o Leandro de Itaquera.

A também homenageada LIGA SP, responsável pela organização do carnaval da cidade, foi fundada em 19 de junho de 1986, na época denominada Liga Independente das Escolas de Samba, que surgiu a partir do crescimento dos desfiles paulistanos para planejar, estruturar e executar os desfiles das escolas na maior metrópole do país.

Inaugurado em 1991, o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, conhecido popularmente como Sambódromo do Anhembi, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. Nele, passou-se a realizar todos os anos os desfiles das escolas de samba do Carnaval de São Paulo.

“Muito importante que São Paulo e a Câmara Municipal, através dessa iniciativa do vereador Toninho Paiva, possa fazer esta homenagem ao samba de São Paulo. Essas estruturas foram criadas, a LIGA SP e o Anhembi, para dar outra qualidade para o samba da cidade. Então, muito importante poder celebrar essa data e festejar a importância do samba na cultura paulistana”, destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Donato (PT).

O presidente da Liga SP, Paulo Sergio Ferreira, agradeceu as homenagens destacando os esforços dos sambistas para a evolução do estilo. “Para nós é um orgulho enorme receber este reconhecimento da Câmara dos vereadores. Nada mais justo pelo que o carnaval de São Paulo vem apresentando. Uma festa que vem se profissionalizando e chegou ao sucesso tão desejado, não só por nós das escolas, mas pelo público, e que marca a historia do samba”, disse.

A solenidade também foi prestigiada por personalidades fundadoras da Liga S, além do vereador Celso Jatene (PR) e o diretor de infraestrutura do Anhembi, Ítalo Cardoso.

VEJA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO:

Please specify a Flickr ID for this gallery

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar