Em comemoração aos 100 anos do Samba, 42 escolas de samba de cidade foram homenageadas em uma sessão solene realizada nesta terça-feira (28/6), no Plenário da Câmara Municipal. As homenagens, de iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR), também fazem parte das comemorações dos 25 anos do Sambódromo e 30 anos da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
No ano de 1916, registrava-se oficialmente o primeiro samba da história da Música Popular Brasileira, graças a Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido como Donga, autor de ‘Pelo telefone’. “O samba tem uma trajetória muito bonita e estamos batalhando para que cada vez mais nossa cultura maior, que é o nosso samba, a nossa história e nossa raiz africana, continue sempre viva no coração dos nossos brasileiros”, ressaltou o sambista Leandro Alves Martins, o Leandro de Itaquera.
A também homenageada LIGA SP, responsável pela organização do carnaval da cidade, foi fundada em 19 de junho de 1986, na época denominada Liga Independente das Escolas de Samba, que surgiu a partir do crescimento dos desfiles paulistanos para planejar, estruturar e executar os desfiles das escolas na maior metrópole do país.
Inaugurado em 1991, o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, conhecido popularmente como Sambódromo do Anhembi, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. Nele, passou-se a realizar todos os anos os desfiles das escolas de samba do Carnaval de São Paulo.
“Muito importante que São Paulo e a Câmara Municipal, através dessa iniciativa do vereador Toninho Paiva, possa fazer esta homenagem ao samba de São Paulo. Essas estruturas foram criadas, a LIGA SP e o Anhembi, para dar outra qualidade para o samba da cidade. Então, muito importante poder celebrar essa data e festejar a importância do samba na cultura paulistana”, destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Donato (PT).
O presidente da Liga SP, Paulo Sergio Ferreira, agradeceu as homenagens destacando os esforços dos sambistas para a evolução do estilo. “Para nós é um orgulho enorme receber este reconhecimento da Câmara dos vereadores. Nada mais justo pelo que o carnaval de São Paulo vem apresentando. Uma festa que vem se profissionalizando e chegou ao sucesso tão desejado, não só por nós das escolas, mas pelo público, e que marca a historia do samba”, disse.
A solenidade também foi prestigiada por personalidades fundadoras da Liga S, além do vereador Celso Jatene (PR) e o diretor de infraestrutura do Anhembi, Ítalo Cardoso.
VEJA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO:
Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at `https://api.flickr.com/services/feeds/photos_public.gne?lang=en-us&format=feed-rss_200&g=131078419@N07&tags=100anosdesamba28062016&per_page=50`; the status code is `200` and content-type is `text/html; charset=UTF-8`
Muito lindo o evento com muitas escolas
Que orgulho *-*