Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), a Câmara Municipal comemorou, nesta sexta-feira (16/04), os 80 anos do Centro do Professorado Paulista (CPP). O CPP foi criado em 1930 com o objetivo de dar representatividade aos mestres das escolas públicas estaduais. O vereador Eliseu Gabriel, que também é professor e associado, estava muito feliz com a comemoração. “Esta foi a primeira entidade a organizar e defender os professores. E também sempre lutou pela qualidade do ensino, por tudo isso esta é uma justa homenagem”, justificou ele.
O CPP, que tem 120 mil associados, conta com 90 sedes regionais no interior do Estado, cinco subsedes na cidade de São Paulo, o Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci, a Clínica Médica, o alojamento na Capital e, em várias sedes do interior e oito colônias de férias.
“Nossa entidade foi pioneira na defesa do servidor público em uma época que ninguém falava em sindicalismo. E conservou durante esses 80 anos os mesmos objetivos de sua criação, a defesa do magistério”, informou o presidente do CPP, José Maria Cancelliero.
Professores que se destacaram no magistério foram indicados pelas subsedes e homenageados durante a sessão solene. São eles:
Marizete de Oliveira Santos, (Central); Mari Taniguchi, (Central); Ana Sílvia Lima (Centro Leste); Maria Aparecida Botão Freire (Leste); Melúzia Ribeiro Luz Kiry (Norte); Eduardo Césere Baságlia (Oeste); Laerte Marangão (Sul).
Além do vereador Eliseu Gabriel e do presidente Cancelliero, compuseram a mesa solene : Maria do Carmo do Prado Assunção, gestora do CEU Perus;Maria Margarida Prado Genofre, vice-presidente da APROFEM (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo). E os funcionários do CPP: Rosely Arrojo,1° secretária da Diretoria Executiva; Loretana Paolieri Pancera, 1° vice-presidente; Maria Lúcia de Almeida, 2°vice-presidente; Sílvio Santos Martins, 3° vice-presidente.
|