No dia 10 de março (segunda-feira), a partir das 19h30, acontecerá, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a Sessão Solene para a entrega da primeira edição do Prêmio Inezita Barroso, destinado a artistas e personalidades que contribuem para a promoção da música caipira de raiz.
A premiação foi instituída pela Resolução nº 17/2023. Nesta edição, além dos munícipes, vereadores, núcleos e instituições puderam fazer as indicações. A lista de indicados pode ser conferida aqui.
Receberão a honraria da Casa André Moraes, Duo Violas Brasileiras, Ivan Lobo, Kátya Teixeira, Luiz Alfredo Xavier, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Pereira da Viola, Reinaldo Bressani e Rubinho do Vale, todos nomes que exaltam a cultura nacional.
Quem foi Inezita Barroso?
Inezita Barroso nasceu em São Paulo, em março de 1925, e faleceu aos 90 anos. É, até hoje, considerada um dos maiores ícones da música caipira.
Além de compositora e instrumentista, ela também era apresentadora e pesquisadora do folclore brasileiro. Entre 1980 e 2014, ela presentou o “Viola, Minha Viola”, programa da TV Cultura. Uma das músicas mais conhecidas gravada pela cantora foi “A moda da pinga”.