Nesta quarta-feira (29/10), a Câmara Municipal realizou sessão para festejar, pela primeira vez, o Dia do Cerimonialista. A iniciativa foi do vereador e presidente da Casa, Antônio Carlos Rodrigues( PR), que também presidiu a solenidade. Durante a sessão alguns dos mais relevantes profissionais da área foram homenageados. São eles Lauro Ribeiro Escobar, Murilo Antunes Alves, Nelson Speers, Paulo Bonfim e Paulo Victor Pereira de Souza Lima Jr. (in memoriam) , representado por Conceição, Renata e Maria Luiza, respectivamente, esposa, filha e irmã do homenageado. A Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo ( OICP) tem mais de 18 anos e é presidida pelo argentino Jorge Daniel Salvati. O próximo Congresso Internacional da Organização acontecerá no Brasil. "É a primeira vez que o evento será sediado no Brasil, é uma honra estar aqui, o país será muito importante para nossas decisões”, explicou Salvati.
O exercício da profissão de cerimonialista originou-se há tempos longínquos. Povos chineses, romanos e gregos mantinham entre seus hábitos e costumes a prática de grandes rituais comemorativos como bodas, torneio de arqueiros, funerais, banquetes e festividades relacionadas a maioridades dos jovens.
Os chineses, no século XII a. C, escreveram três obras que são os primeiros registros sistematizados de regras para cerimonial. No Brasil, a regularização da profissão aconteceu em 1972 e o Comitê Nacional do Cerimonial Público ( CNCP), com sede em Brasília, foi criado em 1993 . Atualmente, o CNCP conta com aproximadamente 1.500 filiados. O CNCP tem centrado esforços no aperfeiçoamento constante da qualificação profissional e contribuído para a formação de especialistas.
A mesa foi composta por Antônio Carlos Rodrigues, vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Jorge Daniel Salvati, presidente da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo; José Afonso Carrijo Andrade, presidente do Comitê Nacional de Cerimonial Público; Brasília de Arruda Botelho, presidente do Conselho Consultivo do Comitê Nacional do Cerimonial Público; Maria Cláudia Alves Guimarães, diretora regional de São Paulo do Comitê Nacional do Cerimonial Público; Rui Augusto Martins, conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (OAB-SP), representando o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´urso; JB de Oliveira, presidente da Associação Paulista de Imprensa; e Carlos Gasparotto, presidente da Câmara Municipal de Lucélia.
|