pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

César Augusto Teles é homenageado em ato na Câmara

Por: - DA REDAÇÃO

26 de fevereiro de 2016 - 20:55

Categorias

2016-02-25-FINANCAS E ORCAMENTO- LUIZ FRANCA-05489

Vereadora Juliana Cardoso (PT) discursa em homenagem a César Augusto Teles no Salão Nobre lotado     Foto: Luiz França/CMSP

O filósofo César Augusto Teles foi homenageado no ato: “Memória, Verdade e Justiça” realizado na noite desta sexta-feira (26/2), na Câmara Municipal. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Juliana Cardoso (PT) e reuniu centenas de pessoas no Salão Nobre do Palácio Anchieta.

César Teles foi militante socialista, preso político e combatente da ditadura militar.  Morreu em 29 de dezembro de 2015, na capital paulista, aos 71 anos de idade, deixando a esposa, Amelinha Teles, e os filhos, Janaína e Edson Teles.

A família Teles foi presa e torturada pelos militares durante a ditadura, em 1972, e hoje é referência na luta pela verdade, memória e justiça no Brasil em relação ao período ditatorial. Ao lado de Amelinha, César colaborou com a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo.

O encontro reuniu famílias, amigos, entidades e militantes simpatizantes da luta da Família Teles em busca da justiça social e igualdade de direitos. Amelinha ressaltou a importância do ato ser realizado na Câmara.

“Aqui (na Câmara) é um espaço do Parlamento muito significativo para uma homenagem como esta. A luta por democracia neste país tem história e nós participamos desta historia. Foram mais de meio século dedicados a essa luta. O César é realmente memória, verdade e justiça como o título do evento diz, essa foi a melhor forma de homenageá-lo”, disse Amelinha.

Para a vereadora Juliana Cardoso (PT), além de uma homenagem o ato representa a memória da luta por direitos. “Essa homenagem à César Teles também é dedicada à todos os lutadores e combatentes, principalmente em relação à ditadura. Temos uma utopia, muitas pessoas morreram para que hoje estivéssemos numa democracia. Ainda não é o que esperamos, mas continuamos na luta. Esse é um dia de homenagear o César e a família Teles, que tanto sonham e lutam para que tenhamos uma sociedade muito mais igualitária, justa e humanizada”, ressaltou.

Participaram das homenagens, além dos filhos Janaína e Edson Teles e a esposa Amelinha Teles, a vereadora proponente da sessão, Juliana Cardoso (PT), o secretário nacional de Direitos Humanos, Rogério Sottili, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, o ex-Deputado Estadual Adriano Diogo (PT), o vereador Eliseu Gabriel (PSB), o ex-vereador Ítalo Cardoso(PT), o diretor presidente da Escola do Parlamento da Câmara, Christy Pato, entre outros.

Confira algumas imagens da homenagem:

Please specify a Flickr ID for this gallery

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar