A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans montarão uma operação especial de trânsito e transporte para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro, no Autódromo de Interlagos.
A operação vai possibilitar o acesso de 150 mil pessoas ao Autódromo, sendo 80 mil concentradas no domingo (25/11), dia da prova.
Metade desse público deve chegar em automóveis próprios, e o restante por meio de transporte coletivo (ônibus municipais, trens e ônibus fretados).
TRANSPORTE PÚBLICO
Para os usuários que forem assistir aos treinos e à corrida de Fórmula 1, a SPTrans oferece linhas de ônibus especiais para facilitar o acesso ao local.
Os ônibus partirão de seis “míni-terminais”: Shopping SP Market, Metrô Jabaquara, Shopping Interlagos, Aeroporto de Congonhas, Praça da República e Estação Trianon/Masp do Metrô direto para o Autódromo de Interlagos. As linhas são expressas, seguindo ao Autódromo sem paradas no percurso. No entorno de Interlagos, haverá quatro paradas programadas que atenderão os portões de acesso:
– Avenida Interlagos X Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval;
– Avenida Jangadeiro X Avenida Senador Teotônio Vilela;
– Avenida Jacinto Júlio X Avenida Rubens Montanaro de Borba;
– Avenida Jacinto Júlio X Avenida Feliciano Correia.
Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$ 25 (ida e volta) ou R$ 15 (somente ida ou volta). O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque. Não haverá venda antecipada. A expectativa da SPTrans é transportar cerca de 20 mil passageiros nos dois dias da operação especial.
Além dos ônibus acessíveis nas linhas expressas, a SPTrans oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência. O serviço ATENDE, que opera com vans adaptadas para cadeiras de rodas, estará disponível nos seis “míni-terminais” e seguirá os mesmos horários e itinerários dos ônibus.
BOLSÕES PARA ÔNIBUS FRETADOS
Os estacionamentos para os ônibus fretados funcionarão nos dias de treino oficial e corrida nos seguintes locais:
– Avenida José Carlos Pace e Avenida Mahatma Gandhi, com acesso somente pela Ponte do Socorro, Avenida Atlântica e Avenida Berta Waitman;
– Rua Quinto L. Colato e Rua Djalma Pessolato, com acessos pela Ponte Vitorino Goulart da Silva e Avenida Atlântica.
TREM
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contará com operação especial na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), diminuindo os intervalos entre os trens.
A Estação Jurubatuba fica na Avenida das Nações Unidas nº 22.540, a cerca de 3,5 km do portão A do Autódromo. Nos dias do evento, a São Paulo Transporte S/A ativa neste local o míni-terminal Shopping SP Market, com linha de ônibus expresso até os portões do Autódromo.
A estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, está localizada a apenas 600 metros do setor G do Autódromo cerca de nove minutos de caminhada. O caminho a ser percorrido pelos pedestres, da estação Autódromo até os portões de acessos, é o seguinte:
– Sair da estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, seguir pela direita até a Praça Automóvel Club Paulista, virar à esquerda na Avenida Feliciano Correia e seguir em frente até o fim e estará no portão G;
– Para os demais portões, os pedestres deverão seguir à esquerda pela Avenida Jacinto Julio.
BOLSÕES PARA TÁXI
O Departamento de Transportes Públicos (DTP) credenciou 3.500 táxis para prestar atendimento na região do Autódromo. Os taxistas receberam credencial contendo o número do protocolo de cadastramento para fixação no para-brisa do veículo, permitindo a identificação pelo usuário.
Este ano, os táxis podem ser encontrados em nove áreas de embarque, devidamente identificadas e sinalizadas para facilitar a localização dos motoristas e passageiros. Veja abaixo os endereços:
– Bolsão A: Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, entre a Avenida do Rio Bonito e a Rua Antônio da Costa Dias;
– Bolsão B: Avenida Interlagos, entre a Praça Moscou e a Praça Batista Botelho;
– Bolsão C: Avenida Interlagos, entre a Praça Enzo Ferrari e a Avenida Antonio Barbosa da Silva Sandoval;
– Bolsão D: Avenida Rubens Montanaro de Borba, entre a Avenida do Jangadeiro e a Rua Juan Gonzáles Vila;
– Armazenamento E (para todas as categorias): Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, entre a Avenida Interlagos e a Rua Arnaldo Magnicaro;
– Bolsão F: Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida Jangadeiro e a Rua Jundiazinho;
– Bolsão G: Rua Celso Lara Barberis, entre a Avenida Jacinto Júlio e a Rua Arthur Nascimento Júnior;
– Bolsão H: Rua Jaquirana, entre as avenidas Interlagos e Senador Teotônio Vilela.
(22/11/2012 – 12h51)