Na manhã deste sábado, o CEU Pêra Marmelo, localizado no Jaraguá, recebeu a terceira edição do programa Câmara no seu Bairro. Moradores dos distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos e das mais variadas idades expuseram seus problemas aos vereadores e sugeriram propostas.
“Mais uma vez o Câmara no Seu Bairro é um sucesso. Tivemos cerca de 700 pessoas aqui e existem desafios em três principais vertentes: no viário, as ruas, principalmente do Jaraguá, estão em péssima qualidade. É importante que o plano de recapeamento que o prefeito Haddad pretende fazer priorize o local. Com relação à Universidade Federal do Brasil, é preciso cobrar um cronograma mais claro sobre a construção do Instituto Tecnológico de Pirituba. Outra coisa, o Hospital Geral de Taipas precisa ser recuperado; e para finalizar, é preciso rever a situação da Linha 7-Rubi, que está sucateada e cobrar as obras da Linha Laranja do metrô, que estão atrasadas 20 anos e isso tem prejudicado muito a população”, afirmou o ex-vereador e deputado estadual José Américo (PT).
Presente também na sessão pública, o secretário municipal de Relações Governamentais, Alexandre Padilha (PT), ressaltou a importância da participação da população. “Um debate, por exemplo, que tomou boa parte do tempo foi em relação aos projetos de habitação popular do prefeito Haddad acompanhado da isenção do IPTU. Isso mostra que a cidade de São Paulo está cada vez mais humana”, disse.
Para o subprefeito de Pirituba/ Jaraguá, Carlos Eduardo Diethelm, foi bom os vereadores ouvirem a população no local onde eles residem. Realmente o povo daqui não vai até a Câmara pela distância, então é importante um programa como esse. O Conselho participativo presente também é muito importante. Muitas obras que a sub não propôs diretamente, por não ter como, e só encaminhou à secretaria, o conselho foi até a secretaria em encontros e conseguiu creches, por exemplo. Como elas precisam estar no orçamento, tem que passar pela Câmara.”
“Muita gente esteve presente, muitas falas, reivindicações e muito respeito ao trabalho da Câmara. Agora é trabalhar em cima das questões apontadas aqui para que a gente possa encaminhar para a prefeitura uma solução. Tem questões da própria Câmara, como subdividir a subprefeitura entre Jaraguá e Pirituba, e isso precisa de um projeto de lei”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Antonio Donato (PT).