Gute Garbelotto / CMSP
Vereadores Donato e Chico Macena, do PT, com o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Cláudio Lembo, durante a audiência pública sobre o tombamento de área no Morro do Querosene, no Butantã |
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realizou audiência pública nesta quarta-feira para discutir o tombamento e a preservação da Chácara da Fonte, no Morro do Querosene, Butantã.
A área, de cerca de 40mil m², possui resquícios de Mata Atlântica e três nascentes, sendo uma considerada limpa pela Sabesp. O movimento a favor do tombamento e preservação tem o objetivo justamente de manter as características do local e barrar as intervenções humanas.
Letícia Bandeira, diretora da Divisão de Preservação do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), afirmou nesta quarta-feira que estudos sobre a área estão sendo realizados e devem ser enviados até setembro para o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Segundo ela, o órgão pretende que o local seja tombado. “O DPH é favorável a isso, mas os estudos precisam ser concluídos para que saibamos o que vai ser preservado e como será feito”, detalhou.
O vereador Chico Macena, autor do projeto de lei 184/2011, que autoriza a Prefeitura a declarar a área de utilidade pública para a criação do Parque Ambiental e Cultural Chácara da Fonte, disse estar confiante no tombamento. “No entanto, queremos agilidade neste processo, porque estão mudando as características do local”, alertou.
O secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Cláudio Lembo, também demonstrou simpatia pelo tombamento. “O processo está sendo realizado e logo o local será declarado de utilidade pública e desapropriado.
A diretora da Associação Cultural do Morro do Querosene, Cecília Pelegrini, ficou surpresa com a possibilidade. “Estamos há dez anos lutando para que a Chácara da Fonte seja preservada. No entanto, não é isso o que vemos. Agora é necessário acelerar o processo para que o local não perca suas características”, disse Cecília.
(08/06/2011 – 18h13)