pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Ciclo de Debate SP 2030: para especialista, capital intelectual da cidade deve ser valorizado por gestores públicos

Por: - DA REDAÇÃO

22 de abril de 2016 - 10:30

Categorias

São Paulo é uma das grandes cidades produtoras de riqueza no mundo. A riqueza produzida aqui, no entanto, é cada vez mais integrada mundialmente, é imaterial, menos industrial e mais relacionada a ideias, capital intelectual e serviços de alto valor agregado. É o que aponta o doutor em Engenharia de Produção e professor da FIA (Fundação Instituto de Administração), Claudio Terra. Para o especialista, reconhecer e apoiar esta vocação da cidade é um dos principais papéis dos gestores públicos, entidades patronais e dos trabalhadores.

“Os grandes centros produtores de inovação tem que ter políticas de desenvolvimento e atração de capital humano diferenciado, criativo e com boa formação científica. Estas pessoas, que tem grande mobilidade, inclusive internacional, são atraídas não apenas por oportunidades de trabalho e de empreender, como também por tudo que a cidade pode oferecer em termos de qualidade de vida, entretenimento, eventos de padrão internacional e acesso ao conhecimento. São pessoas que são sedentas por estímulos mentais de toda ordem, conexões significativas e também por ambientes que permitam a reflexão e a pausa”, destaca.

O professor ainda aponta que a cidade pode se transformar em um grande centro de empreendedorismo capaz de gerar produtos, serviços e empregos sofisticados. “Neste sentido o ambiente geral da cidade, assim como as condições de acesso a espaços físicos, infraestrutura, capital e talentos precisa ser privilegiado. O sistema fiscal e o espaço físico também podem ser desenhados para atrair e fomentar este tipo de empreendedorismo de alto valor agregado” ressaltou.

Especialistas como Claudio Terra, se reunirão na próxima segunda-feira (25/4), no segundo encontro do Ciclo de Debate SP 2030, promovido pela Escola do Parlamento da Câmara, para discutir a produção de conhecimento e inovação na cidade de São Paulo e como essa massa crítica pode melhorar a qualidade de vida da metrópole nos próximos 15 anos.

 

Para mais informações e inscrições acesse: www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento

 

Serviço:

SP 2030 debate a “Cidade do Conhecimento” 

Data: 25/04/2016, das 14h às 18h

Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar