Palestra integra o movimento mundial de luta e conscientização contra o câncer de mama Foto: Luiz França / CMSP
A Câmara Municipal realizou na tarde desta quinta-feira (9/10) um ciclo de palestras sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama, uma iniciativa que integra o movimento mundial de luta contra a doença, o Outubro Rosa.
Considerado o segundo tipo mais frequente no mundo entre mulheres acima dos 35 anos, o câncer de mama responde por 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, a mortalidade pela doença é elevada e um dos principais motivos é o diagnóstico tardio, quando a doença se encontra em estágio avançado.
Segundo o mastologista Jorge Shida, mudar algumas atitudes no dia a dia podem ajudar a prevenir a doença. É bom evitar comidas gordurosas, que podem culminar na obesidade, fazer atividade física e evitar uma gestação tardia. Tomar pílula anticoncepcional e fazer reposição hormonal também podem aumentar as chances de se desenvolver câncer de mama.
Estudos da Sociedade Brasileira de Mastologia apontam que o diagnóstico precoce leva a cura em 95% dos casos. Esse diagnóstico só é feito com o exame de mamografia. A entidade recomenda que o exame seja feito anualmente, após os 40 anos. No Sistema Único de Saúde (SUS) ele só é oferecido a partir dos 50 anos.
É da maior importância esclarecer as pessoas e estimular os exames periódicos para prevenir um câncer, já que essa é a maior chance de cura, ressaltou o vereador Ari Friedenbach (PROS), responsável pela iniciativa.
(09/10/2014 17h06)