A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara se reuniu nesta quarta-feira (20) e deu parecer favorável a um projeto de lei do vereador David Soares (PSD) que proíbe o fumo de cigarros e ingestão de bebidas alcoólicas nos terminais de ônibus urbanos e rodoviários da cidade de São Paulo.
Segundo a justificativa do documento, embora os terminais de ônibus geralmente fiquem em locais abertos, costumam concentrar grande número de pessoas, que fatalmente teriam a saúde prejudicada ao serem expostas à fumaça do tabaco.
Na Comissão de Finanças precisamos cuidar para que os gastos com a saúde sejam diminuídos. No último ano, os gastos atribuídos ao consumo de cigarro e à bebida alcoólica tiveram aumento de 15%, afirmou a vereadora Marta Costa (PSD), relatora do Projeto de Lei 446/2011.
Combate ao crack
A Comissão também aprovou um requerimento do vereador Ricardo Nunes (PMDB) que solicita à Secretaria Municipal de Saúde dados sobre as ações relacionadas ao combate e prevenção ao uso de drogas na cidade.
O parlamentar pede informações a respeito dos recursos destinados ao tratamento da dependência química, número de locais especializados na recuperação do dependente do crack e valores de convênios com entidades especializadas no tratamento. Vários vereadores estão preocupados com a questão do combate crack. É importante que a Comissão de Finanças saiba quanto tem sido investido nisso, até para que possamos fazer sugestões para o orçamento do ano que vem, destacou o vereador Ricardo Nunes.
(20/3/2013 – 13h10)