A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quinta-feira uma palestra sobre assédio moral e seus danos, com o objetivo de levar ao público informações e conhecimento sobre o problema.
De acordo com Paulo Helene de Paula, presidente da CIPA para o período 2010/2012, o tema foi escolhido diante da falta de conhecimento sobre ele e dos alertas que podem ser dados. “É importante que você reconheça qual a escala dessa tensão para evitar que você se torne um assediador ou sofra assédio”, comentou.
Entende-se por assédio moral toda conduta abusiva, sejam gestos, palavras ou atitudes, que, intencional e frequentemente, fira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
Segundo Ariovaldo de Souza, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise Holística, a partir do conhecimento sobre o problema, “é possível modificar hábitos e atitudes nas relações humanas, ainda que lenta e gradualmente”. “O assediado pode combater o mal quando percebe a existência do problema na relação com terceiros. E ao perceber, ele pode partir para o diálogo e o equilíbrio.”
(12/4/2012 – 16h15)