RenattodSousa / CMSP
O Jubileu de Diamante do Clube Soroptimista São Paulo foi comemorado nesta quarta-feira, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo.
Mulheres que ajudam outras mulheres a atingirem o melhor de si. Esse é o objetivo do clube internacional Soroptimista, que completa 60 anos de história em São Paulo.Somos uma entidade não governamental e internacional, uma entidade de mulheres que tem como missão principal ajudar outras mulheres e meninas para que elas possam ter a sua ascensão econômica e social através de vários programas desenvolvidos pela entidade”, explicou Ondina Gerbasi, governadora nacional do clube.
O clube realiza projetos profissionalizantes, mas também proporciona exames médicos para mulheres de baixa renda e apoio psicológico para aquelas que sofrem de discriminação social, além da possuírem uma casa abrigo para vítimas de violência doméstica.
A gente ouve falar em Lei Maria da Penha, mas na prática as mulheres às vezes não conseguem uma defesa. Elas vão à delegacia fazer um boletim de ocorrência e depois não tem apoio de mais ninguém. Então, é importante que essas mulheres se reúnam em todas as partes do mundo, classes sociais, várias culturas, e a gente apoia esse trabalho em defesa das mulheres, disse o vereador Conte Lopes (PTB).
Gilda Correa Fleury, ou dona Gilda, como é conhecida na entidade, é voluntária do clube há 56 anos, e define essa experiência como uma das melhores escolhas de vida. (Luciana Camargo)