RenattodSousa
O Clube Esportivo Helvétia, único representativo da comunidade suíça na cidade de São Paulo, foi homenageado nesta terça-feira em uma sessão solene na Câmara Municipal.
A entidade, que completa 50 anos desde a sua fundação, conta atualmente com 1,5 mil associados, entre imigrantes e seus familiares e moradores do bairro de Indianópolis, onde está localizado. O Helvétia, inicialmente uma casa de campo para os funcionários de empresas suíças na cidade, hoje possui ginásio esportivo, teatro e piscina.
Lambert Carnello, sócio do Helvétia e mestre de cerimônias da sessão solene, afirmou que apesar das mudanças no perfil do clube a atmosfera familiar do local permanece. A preservação da área também é um assunto sagrado para nós, completou.
O atual presidente do clube, Alexandre Bossolani, afirmou que do início das atividades até hoje permanece o gosto dos sócios pela prática de tênis. Começamos com duas quadras, hoje temos seis, muito bem cuidadas, orgulhou-se.
Durante a homenagem, Carnello contou um pouco da história dos suíços em São Paulo, que antes do clube se reuniam no restaurante do Hotel Ritz, e passaram para a Maison Suisse, onde também ficava o consulado.
Outra curiosidade destacada por Lambert é que o nome do Clube, que remete a como os romanos chamavam a região entre os Alpes e a Cordilheira do Jura, parte ocidental do atual território da Suíça, é também o nome dado ao país em idiomas como o grego.
A sessão solene dos 50 anos do Clube Esportivo Helvétia foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto (PSD).
“Antes nos víamos do clube helvétia apenas o muro e agora vemos essas 400 famílias. O clube deu o que a cidade o que ela mais precisa, que é vida”, disse
(17/04/2012 20h38)