Há sete décadas nascia o colégio SAA, fundamentado exatamente naquilo que significa sua sigla, ‘solidariedade, altruísmo e amor’. Para comemorar o aniversário, a Câmara Municipal de São Paulo realizou, na manhã deste sábado (21/5), sessão solene em homenagem a instituição, por iniciativa do vereador Celso Jatene (PR).
O evento aconteceu no ginásio poliesportivo do Centro Esportivo Tietê, na zona norte. Antes das homenagens (diretores, mantenedores, ex-professores e ex-alunos, além do atual corpo docente do colégio foram homenageados), alunos do ensino médio fizeram apresentações e cantaram músicas de conscientização sobre questões de saúde e meio ambiente.
“A gente precisa em um mandato público, parlamentar, reconhecer aquelas pessoas que contribuem efetivamente para a melhoria da nossa cidade, formando pessoas, criando metodologias, incentivando a educação, incentivando a formação das pessoas e o SAA é uma instituição de ensino já com 70 anos que valorizou tudo isso durante o seu período de vida”, afirmou Jatene.
Com muitos exemplos de sucesso, inclusive com dezenas ex-alunos que fizeram carreira fora do país e outros que alcançaram lugar de destaque em suas áreas aqui mesmo no Brasil, a instituição de ensino se diferencia também por se preocupar com a formação, antes de tudo, de cidadãos. Foi o que explicou Augusto da Silva Júnior, coordenador pedagógico do ensino fundamental II e do ensino médio do SAA.
“Além da formação acadêmica, nós nos preocupamos muito também com a formação do cidadão, dentre desses pilares que nós acreditamos que são importantes na formação do ser humano. A nossa metodologia de ensino divide um pouco essa situação da formação do cidadão”, disse.
“O colégio na verdade tem um diferencial muito grande pela constituição dele, já desde a base, de solidariedade, altruísmo e amor. Isso é trabalhado com as crianças a fundo para que eles não só aprendam questões de história, geografia e conhecimentos gerais, mas também consigamos encaminhar e fazer uma junção com a família no sentido de trazermos cidadãos, pessoas de bem para tocar esse Brasil para frente”, completou Ivan Gabriel Covelli, diretor Geral e presidente do Centro de Estudos Filosóficos SAA.
O diretor pedagógico Otávio Augusto Moreira recebeu a placa em nome do colégio SAA das mãos do vereador proponente. O educador se mostrou muito satisfeito com o reconhecimento do legislativo municipal e fez questão de destacar também o lado social da entidade.
“Nós temos em Campos do Jordão uma escola totalmente gratuita, onde o colégio ajuda os alunos com material escolar, com uniforme. Então, todo o pessoal de São Paulo acaba diretamente ou indiretamente ajudando as crianças de Campos do Jordão. A gente espera que tenhamos mais setenta anos pela frente e com esse reconhecimento da Câmara, um órgão tão importante, a gente também fica bem gratificado”, finalizou.
Com grande prazer estive presente neste evento.
Ex professor nas décadas de 80 e 90.
Com alegria reencontrei amigos e parceiros de magistério, membros da Diretoria, ex alunos.
Agradeço de coração a oportunidade e o gentil convite.