Nesta quarta-feira ( 03/12), é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela ONU no ano de 1991. Aproveitando a data, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher se reuniu com o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Renato Corrêa Baena, para debater sobre as políticas públicas de inclusão.
Em primeiro lugar, Baena explicou a função da Secretaria. “Nós não somos responsáveis por implementar políticas públicas, nós temos um papel articulador junto às Secretarias e às Subprefeituras para atender os segmentos e os tipos de deficiência em todas as dimensões da cidadania”, disse o secretário.
Um exemplo da ação conjunta entre a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida com a Secretaria de Saúde é o trabalho realizado no Hospital da Vila Nova Cachoeirinha. “O hospital recebeu aparelhos adaptados para tratar mulheres deficientes e os profissionais de saúde foram treinados para atendê-las. As experiências resultarão em um livro que servirá como guia para que os profissionais de saúde saibam cuidar das especificidades dessas mulheres evitando constrangimentos”, disse Baena.
Aumentar a acessibilidade em calçadas e nos meios de transportes é um dos desafios para o próximo ano. Outro projeto é implementar a sinalização sonora em pontos de ônibus para que os deficientes visuais consigam saber quais conduções devem pegar . “Estamos buscando ajudas de universidades e empresas para desenvolver essa tecnologia que será muito importante”, explicou o secretário.
Participaram da reunião os vereadores: Carlos Neder(PT) ,Noemi Nonato(PSB), Zelão(PT), Natalini (PSDB) e Cláudio Prado (PDT).